IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE JOVENS EM ASSENTAMENTOS RURAIS DA ZONA DA MATA DE ALAGOAS

Autores

  • Géssika Cecília Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. http://orcid.org/0000-0002-3178-0711
  • Maria Eduarda Lino da Costa Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p201-214

Palavras-chave:

Representações sociais. Juventude. Assentamentos rurais.

Resumo

O presente trabalho objetivou compreender as percepções, vivências e representações sociais de jovens que moram em assentamentos rurais na Zona da Mata de Alagoas acerca de sua identidade, da agricultura familiar e dos processos de socialização nos âmbitos da educação, do trabalho, familiar e na participação política. Assim, percebeu-se que há uma baixa perspectiva de aumento da escolaridade e produção de renda no meio rural que é conflitante com o alto desejo de permanência desses jovens em sua comunidade. Ficou evidente que a grande maioria gosta de morar na comunidade rural e de participar do trabalho no campo; bem como é grande o percentual dos que pretendem dar continuidade ao trabalho dos pais nos assentamentos e continuar morando neles. A participação em associações e cooperativas é baixa, mas em movimentos sociais é mais representativa. Além do desejo de permanência no ambiente rural, é grande a expectativa de concretização dos objetivos permanecendo nos assentamentos, mesmo que demande a implementação de políticas públicas por parte dos governantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssika Cecília Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutora em Sociologia pela UFPB. Mestre em Sociologia pela UFPE. Graduada em Ciências Sociais pela UFPE.

Maria Eduarda Lino da Costa, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Agronomia pela UFAL. Técnica em Agroecologia pelo IFAL, campus Murici. E-mail: mariaeduardacosta54@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Carvalho, G. C., & Costa, M. E. L. da. (2021). IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE JOVENS EM ASSENTAMENTOS RURAIS DA ZONA DA MATA DE ALAGOAS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 201–214. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p201-214