AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p169-183Palavras-chave:
Cultura hip hop. “Rodas culturais”. Espaços públicos urbanosResumo
Este artigo tem como objetivo principal entender a dinâmica socioespacial da ocupação dos espaços públicos urbanos e o sentido da formação deste território a partir das “rodas culturais”. Atualmente, nota-se a pré-disposição de coletivos culturais organizarem-se em “Rodas culturais” na cidade de Campos dos Goytacazes. Estes eventos consistem em ocupar espaços públicos de forma espontânea para realização de eventos que trazem consigo uma infinidade de estilos e particularidades de tribos, mas em sua maioria os artistas que mais têm se destacado nestes eventos são os rapper’s, através de suas batalhas de Mc’s, a partir das rimas de improviso denominadas de Freestyle. O que mais nos chamam a atenção nas rodas culturais é a grande quantidade de jovens, sendo a maioria negros e oriundos de localidades periféricas. Outro fator relevante é o índice de violência de algumas áreas periféricas (referimo-nos aos conflitos de facções de narcotraficantes), o que acaba por limitar alguns trânsitos e a mobilidade das pessoas em certas áreas por pertencerem a uma determinada comunidade. Fatores que aliados aos problemas relativos à segregação socioespacial, faz com que haja poucas atividades culturais praticadas pelo público jovem, como as rodas culturais em espaços públicos. A escala de limites territoriais entre centro e periferia é menor nas áreas centrais da cidade. Com isso, nota-se que as rodas culturais ocorrem na Praça São Salvador e embaixo do viaduto Leonel Brizola, que se tornam os principais pontos de encontro entre jovens adeptos da cultura hip hop.Downloads
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Publicado
2022-05-09
Como Citar
Gonçalves, P. R., Faria, T. de J. P., & Ferreira, D. da C. (2022). AS ENGRENAGENS QUE MOVEM AS “RODAS CULTURAIS”: INTERVENÇÃO URBANA NO ESPAÇO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 169–183. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p169-183
Edição
Seção
Artigos