A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2014v2n2p21-30Palavras-chave:
Espaço geográfico, Poder público, Ensino-aprendizagemResumo
O presente trabalho define o espaço geográfico como um conceito que expressa a relação entre o homem e o meio. Essas características podem ser encontradas na maneira de comer, vestir, no próprio comportamento, na subdivisão do espaço de acordo com as necessidades, valores e crenças. Uma visita técnica e observação em campo na comunidade constataram a ausência do poder público no que diz respeito à infraestrutura do conjunto e principalmente a educação nas escolas da área de estudo. É amplamente relatado pelos moradores do conjunto Padre Pedro em Aracaju, que a ocorrência de constantes invasões a escola e até a agressão física entre os alunos, reflete em grande parte a insuficiência e ao fracasso do processo ensino-aprendizagem. Portanto, para solucionar o problema em questão é necessário o investimento no ambiente da área e das escolas, o comprometimento da coordenação e dos professores em buscar de uma qualidade de ensino.