A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva

Autores

  • Mariana Barbosa Andrade UNIVERSIDADE TIRADENTES

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2014v2n2p21-30

Palavras-chave:

Espaço geográfico, Poder público, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente trabalho define o espaço geográfico como um conceito que expressa a relação entre o homem e o meio. Essas características podem ser encontradas na maneira de comer, vestir, no próprio comportamento, na subdivisão do espaço de acordo com as necessidades, valores e crenças. Uma visita técnica e observação em campo na comunidade constataram a ausência do poder público no que diz respeito à infraestrutura do conjunto e principalmente a educação nas escolas da área de estudo. É amplamente relatado pelos moradores do conjunto Padre Pedro em Aracaju, que a ocorrência de constantes invasões a escola e até a agressão física entre os alunos, reflete em grande parte a insuficiência e ao fracasso do processo ensino-aprendizagem. Portanto, para solucionar o problema em questão é necessário o investimento no ambiente da área e das escolas, o comprometimento da coordenação e dos professores em buscar de uma qualidade de ensino.

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Biografia do Autor

Mariana Barbosa Andrade, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduada em Geografia pela Universidade Tiradentes e pós graduada em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade São Luis, SE.

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Publicado

2014-02-18

Como Citar

Andrade, M. B. (2014). A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 2(2), 21–30. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2014v2n2p21-30

Edição

Seção

Artigos