Estudo sobre o campo representacional do turismo em Pirambu (SE)

Autores

  • Anderson Pereira Mendonça Grupo de Pesquisa Normas Sociais, Estereótipos, preconceito e Racismo. UFS.
  • Natanael Reis Bomfim Universidade Estadual da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v2n1p29-38

Palavras-chave:

Representações Sociais, Cultura, Turismo, Pirambu (SE).

Resumo

O potencial turístico do município de Pirambu, cidade litorânea do estado de Sergipe, tem se propagado pela mídia, pelo governo e pelas agências turísticas no estado, através de seus inúmeros recursos naturais, mas que de certa forma não encontra correspondência na infra-estrutura da cidade e nem no comportamento de seus moradores, no qual um jogo de forças se estabelece entre a população, o governo e os ambientalistas do Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas (TAMAR). O presente estudo objetivou compreender as Representações Sociais construídas pela comunidade local de Pirambu, acerca do lugar turístico, como forma de identificar elementos formadores de identidade sócio-territorial que podem servir de subsídios para elaboração de estratégias que orientem as práticas sociais para o desenvolvimento da atividade turística local. Nesse sentido, buscou-se o auxílio das ciências sociais, por meio das Representações Sociais, a fim de apreender o conteúdo construído acerca do Turismo em Pirambu (SE). Para tal, realizou-se uma pesquisa multimetodológica a partir da associação livre de palavras e entrevistas aplicadas em atores sociais, interpretadas através da frequência as palavras evocadas, construção de mapas cognitivos e análise de conteúdo. As estruturas apreendidas nas associações de palavras, das Representações Sociais do Turismo em Pirambu, destacam o aspecto de indissociação entre Turismo, Belezas naturais e Cultura. Tais elementos constituem a identidade do local e a partir dessa identidade que os sujeitos vão estabelecendo relações e atribuindo significados às coisas, porém apesar de os atores reconhecerem o Turismo como uma alternativa viável para o desenvolvimento, os resultados apontam para a inexistência da atividade no local.

 

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Biografia do Autor

Anderson Pereira Mendonça, Grupo de Pesquisa Normas Sociais, Estereótipos, preconceito e Racismo. UFS.

Graduado em Psicologia pela Universidade Tiradentes UNIT/SE (2004/2005). Mestre em Culturae Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz UESC/BA (2012), sob a orientação do Prof.Natanael Reis Bomfim. Professor do curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências(FTC) em Feira de Santana/BA.Tutor a Distância do Curso de aperfeiçoamento de Educação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Sergipe UFS. Possui experiência em docência doensino Superior desde 2006 em instituições públicas e privadas, em Psicologia na área ClínicaCognitivo-Comportamental, na área do Trabalho, na área da Saúde, na área de Avaliação eMedidas em Psicologia. Pesquisador voluntário do grupo de Pesquisa "Normas sociais, Estereótipos,Preconceito e Racismo". Possui interesses em pesquisa em processos de Exclusão Social, na áreade Psicometria, Cognição e Representações Sociais, Estereótipos, Normas Sociais, Cultura e Turismo.

Natanael Reis Bomfim, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Doutor em Educação pela Université du Québec à Montréal, Pós-doutor em Geografia Humana pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, França. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, UNEB.


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Publicado

2013-10-21

Como Citar

Mendonça, A. P., & Bomfim, N. R. (2013). Estudo sobre o campo representacional do turismo em Pirambu (SE). Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 2(1), 29–38. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v2n1p29-38

Edição

Seção

Artigos