Estudo sobre o campo representacional do turismo em Pirambu (SE)
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v2n1p29-38Palavras-chave:
Representações Sociais, Cultura, Turismo, Pirambu (SE).Resumo
O potencial turístico do município de Pirambu, cidade litorânea do estado de Sergipe, tem se propagado pela mídia, pelo governo e pelas agências turísticas no estado, através de seus inúmeros recursos naturais, mas que de certa forma não encontra correspondência na infra-estrutura da cidade e nem no comportamento de seus moradores, no qual um jogo de forças se estabelece entre a população, o governo e os ambientalistas do Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas (TAMAR). O presente estudo objetivou compreender as Representações Sociais construídas pela comunidade local de Pirambu, acerca do lugar turístico, como forma de identificar elementos formadores de identidade sócio-territorial que podem servir de subsídios para elaboração de estratégias que orientem as práticas sociais para o desenvolvimento da atividade turística local. Nesse sentido, buscou-se o auxílio das ciências sociais, por meio das Representações Sociais, a fim de apreender o conteúdo construído acerca do Turismo em Pirambu (SE). Para tal, realizou-se uma pesquisa multimetodológica a partir da associação livre de palavras e entrevistas aplicadas em atores sociais, interpretadas através da frequência as palavras evocadas, construção de mapas cognitivos e análise de conteúdo. As estruturas apreendidas nas associações de palavras, das Representações Sociais do Turismo em Pirambu, destacam o aspecto de indissociação entre Turismo, Belezas naturais e Cultura. Tais elementos constituem a identidade do local e a partir dessa identidade que os sujeitos vão estabelecendo relações e atribuindo significados às coisas, porém apesar de os atores reconhecerem o Turismo como uma alternativa viável para o desenvolvimento, os resultados apontam para a inexistência da atividade no local.