CORPO-IMAGEM NO FEMININO: INVESTIGAÇÃO SOBRE MODOS DE DIZER AUDIOVISUAL EM DICÇÃO FEMININA.

  • Walcler de Lima Mendes Junior Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL), Programa de Pós Graduação em Sociedade, tecnologias e Políticas Publicas (SOTEPP).
  • Lorenna Nascimento Monteiro Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL), Programa de Pós Graduação em Sociedade, tecnologias e Políticas Publicas (SOTEPP).
Palavras-chave: corpo, imagem, feminino, dicção, filme-ensaio

Resumo

O presente artigo expõe algumas premissas categóricas e resultados parciais do projeto de mestrado intitulado “A imagem sob a dicção do feminino: uma proposta estética para a representação da mulher na linguagem audiovisual”. A pesquisa propõe problematizar o predomínio de caracteres falocêntricos do modo de dizer hegemônico da linguagem audiovisual, além de apresentar, através das premissas do filme-ensaio, alternativas narrativas que reconduzam esse modo de dizer, no sentido de responder ao desejo visual dos olhos da mulher. Entender o que os olhos da mulher desejam ver como representação imagética de si e de seu desejo de imagem é o que se busca como objetivo Corpo-imagem final dessa investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walcler de Lima Mendes Junior, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL), Programa de Pós Graduação em Sociedade, tecnologias e Políticas Publicas (SOTEPP).
Professor Titular II e pesquisador do Núcleo de Pós-graduação em Ciências Sociais (NPGCS) da Faculdade Integrada Tiradentes/FITS. Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa/ITP, vinculado à Universidade Tiradentes/UNIT. Graduado em Comunicação Social, Jornalismo, Mestre e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade federal do Rio de Janeiro. Coordenando pesquisa do Grupo de Pesquisa Nordestanças da UFAL em Projeto Universal/CNPQ intitulado;Mapeamento do Patrimônio Cultural do Agreste Alagoano;. Área de interesse em Etnomusicologia, Cinema, Antropologia da Imagem, Análise do Discurso, operando as categorias, Discurso, Imagem, Identidade, Território e Cultura. Autor do livro O Sujeito arquiautor: conflitos do discurso urbano e midiático, RJ, Editora Lamparina, 2010 . Diretor, fotógrafo e produtor de documentários etnográficos, filmes institucionais, programas jornalísticos.
Lorenna Nascimento Monteiro, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL), Programa de Pós Graduação em Sociedade, tecnologias e Políticas Publicas (SOTEPP).
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL
Publicado
2020-04-15
Como Citar
Mendes Junior, W. de L., & Monteiro, L. N. (2020). CORPO-IMAGEM NO FEMININO: INVESTIGAÇÃO SOBRE MODOS DE DIZER AUDIOVISUAL EM DICÇÃO FEMININA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(3), 9-21. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p9-21
Seção
Artigos