RIO SÃO FRANCISCO E CIDADE: INTERAÇÃO SÓCIO AMBIENTAL

Autores

  • Vivian Mendes Hermano Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p321-332

Palavras-chave:

Rio São Francisco, população, meio ambiente.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar os tipos de atividades realizadas nas margens do rio, no trecho que corresponde a parte da área urbana das cidades de Pirapora/MG e Buritizeiro/MG. A ideia é compreender a relação da população das cidades pesquisadas com o rio, trata-se de uma pesquisa exploratória no campo dos estudos sócio ambientais. O trecho de estudo compreende a região do alto São Francisco, e as cidades oferecem condições socioambientais que influenciam o modo de vida, levando à diversificação das atividades sociais. O conjunto metodológico da pesquisa constitui-se em duas frentes: a pesquisa bibliográfica e a observação direta da realidade. O aprofundamento teórico e a caracterização da área de estudo foram desenvolvidos a partir do ambiente hidrográfico e urbano, buscando apresentar as características das atividades. No trecho analisado, as categorias identificadas foram: balneário, bares e restaurantes, agricultura de subsistência e pesca. Os principais usos foram os recreativos, doméstico e comercial. Foram identificadas poucas ações públicas de melhoraria para a relação população e o rio. Esta pesquisa teve a duração de um ano (2017/2018) e foi financiada pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Mendes Hermano, Unimontes

Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2000), Mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES (2006), Doutora em Geografia pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais-PUCMG (2016). Professora Efetiva do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES. Tem experiência técnica e científica na área de Geografia, com ênfase em nos seguintes temas: desenvolvimento-urbanização, população e meio-ambiente, planejamento. Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia Rural-NEPGER.

Downloads

Publicado

2020-09-08

Como Citar

Hermano, V. M. (2020). RIO SÃO FRANCISCO E CIDADE: INTERAÇÃO SÓCIO AMBIENTAL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(3), 321–332. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p321-332

Edição

Seção

Artigos