Na voz de Gonzaga: a musicalização da migração interna e da urbanização brasileira

  • Monique Roecker Lazarin Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Migração interna, Migrações nordestinas, Urbanização, Luiz Gonzaga

Resumo

O presente trabalho tem por intuito entender o fenômeno da migração interna inter-regional da metade do século XX no Brasil, correlacionando-o à conjuntura de urbanização da época. Para tanto, utiliza como objeto a obra de Luiz Gonzaga, cantor que vivenciou tais processos e os registrou em seus cantos. Ou seja, o enfoque é o entendimento do fluxo migratório das áreas rurais do nordeste com destino às grandes cidades do sudeste a partir da análise de letras de músicas do Rei do Baião. O artigo parte da contextualização conjuntural do período em questão, juntamente como a revisão bibliográfica que embasa a reflexão do escrito. Em seguida, discorre sobre músicas selecionadas do repertório de Gonzaga, tendo como orientação o entendimento sobre o percurso migratório dos nordestinos em deslocamento. E, por fim, pondera-se sobre o que há além da trajetória, do movimento em si, concebendo as ressonâncias de tal fluxo interno mais contemporaneamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Roecker Lazarin, Universidade Federal de São Carlos
Graduada em Ciências Sociais pela UFRGS e mestranda em Sociologia pelo PPGS - UFSCar. Tem interesse nas áreas de infância, migrações e saúde mental.
Publicado
2019-10-25
Como Citar
Lazarin, M. R. (2019). Na voz de Gonzaga: a musicalização da migração interna e da urbanização brasileira. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(2), 253-270. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n2p253-270
Seção
Artigos