O CAMPO DE PRODUÇÃO CULTURAL E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DAS MULHERES NO TEATRO LGBT
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n2p183-196Palavras-chave:
Bourdieu, LGBT, Mulheres, TeatroResumo
Este estudo tem como objetivo discutir as tensões internas e externas do campo, conceito de Pierre Bourdieu, sobre a perspectiva do teatro LGBT, as disputas entre as diferentes identidades e a ocupação na cadeia de trabalho que revelam o binarismo homem/mulher nas produções culturais. Para tanto, apresenta-se um estudo de caso, com aplicação do método de pesquisa exploratória/comparativa, de cunho qualitativo, servindo-se do Guia Gay São Paulo como banco de dados. A análise abarca a coleta dos dados de 22 sinopses de espetáculos teatrais executados em 2018, com temáticas LGBT, e traz a comparação entre quantidade de autores (as), diretores (as) e atores/atrizes na cadeia de trabalho. Como resultado, a amostra revela uma hegemonia masculina no campo de produção do teatro LGBT em detrimento da ocupação de espaço de pertencimento de mulheres héteros e lésbicas. PALAVRAS-CHAVE Bourdieu. LGBT. Mulheres. Teatro.Downloads
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Publicado
2019-10-23
Como Citar
Grillo, C. K., & Lanzarini, R. (2019). O CAMPO DE PRODUÇÃO CULTURAL E O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DAS MULHERES NO TEATRO LGBT. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(2), 171–184. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n2p183-196
Edição
Seção
Artigos