EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: Entre o discurso e a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n2p107-118Palavras-chave:
Educação inclusiva, mediação docente, Síndrome de DownResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a inclusão educacional em crianças com Síndrome de Down, a fim de identificar os aspectos legais da Educação Inclusiva, bem como, analisar como ocorre a mediação docente no processo de inclusão escolar em crianças com Síndrome de Down. Destaca-se a necessidade de se estudar sobre esta temática em decorrência das dificuldades de promover uma educação que seja verdadeiramente inclusiva. Por Educação Inclusiva compreende-se a necessidade de ofertar um ensino de qualidade para indivíduos com Necessidades Educacionais Especiais na Rede Regular de Ensino, tal como previsto na Declaração de Salamanca (1994). Nesse sentido, é necessário que a escola se transforme para receber o estudante com necessidades educacionais especiais, em vez dele ter que se adaptar aos processos educacionais. Apesar dos marcos legais da Educação Inclusiva, na prática, nem sempre o ensino inclusivo é assegurado. Como resultados deste artigo foi possível identificar que há um expressivo aumento do número de matrícula dos estudantes com necessidades educacionais na rede regular de ensino, no entanto, os professores ainda carecem de capacitação profissional, são resistentes aos princípios da Educação Inclusiva e apresentam práticas que acabam por estigmatizar o estudante com Síndrome de Down. É importante destacar a necessidade de aprimorar as políticas públicas com o objetivo de ofertar um ensino inclusivo, de modo a promover a capacitação docente, reduzir a discriminação à criança com Síndrome de Down e contribuir para o seu processo de ensino e aprendizagem.Downloads
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Publicado
2018-10-17
Como Citar
Barros, L. de M., Cruz, L. E. de M. P., & Barreto, M. L. da S. (2018). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: Entre o discurso e a prática docente. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(2), 107–118. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n2p107-118
Edição
Seção
Artigos