A INTERFACE ENTRE DESIGN E SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavras-chave: Design, Revisão Bibliográfica, Saúde

Resumo

Este artigo tem o objetivo de realizar uma revisão bibliográfica quantitativa em bases de dados científicos – Portal de Periódicos da CAPES, Scielo e Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) – no período de cinco anos (2011-2016). Foram coletados os artigos científicos nacionais relacionados à disciplina de design em interface com a área de saúde e suas referências bibliográficas analisadas. Os resultados apontam para uma disparidade quantitativa entre a produção científica brasileira e a internacional nesse eixo temático. O fato do tema “saúde” não representar uma linha principal da pesquisa em design destaca o potencial de um campo emergente e promissor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Dastre Manzanares, Universidade Estadual de Minas Gerais
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Design, Inovação e Sustentabilidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) (2011) e pela École Nationale d’Ingénieurs de Metz (ENIM) (2011).
Sebastiana Luiza Bragança Lana, Universidade Estadual de Minas Gerais
Coordenadora Executiva do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais-REDEMAT, docente permanente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e integrante do Núcleo de Estudos, Teoria, Pesquisa e Cultura em Design da UEMG. Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1977), PhD em Engineering Materials pela University of Sheffield (1994) e doutorado (1997) e pós- doutorado em Química pela UFMG.
Publicado
2019-09-04
Como Citar
Dastre Manzanares, R., & Bragança Lana, S. L. (2019). A INTERFACE ENTRE DESIGN E SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(2), 39-52. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n2p37-50
Seção
Artigos