Competitividade da exportação de produtos de madeira: aplicação para pequenas e médias empresas na Missiones, Argentina
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v2n1p61-72Palavras-chave:
exportações, competitividade ex-post, desenvolvimento competitivo, demanda internacional, matriz de competitividade, madeira e suas manufaturas.Resumo
O estudo analisa o possicionamento de produtos em madeira e suas manufaturas das exportações de Argentina ante as mudanzas na demanda internacional, durante o período 2006-2010O enfoque está basado no conceito restropetivo de competitividade, ex-post, vinculada com o desenvolvimento comercial e com incrementos da cota do mercado. Com a aplicação de uma matriz de concorrência pretende-se medir a capacidade competitiva da Argentina, adaptando a estrutura de suas exportações à dinâmica da demanda internacional da madeira, apartir do desenvolvimento das exportações nacionais e da identificação dos produtos da promoção que se exporta do Estado de Missiones.Este trabalho proporciona um marco instrumental da competitividade sectorial, desagregado a nível de produtos, atraves do análise de suas capacidades para reconhecer oportunidades nos setores dinâmicos como assim também incrementar suas participações.Aporta uma caracterização do comportamento competitivo dos principais produtos de exportação das pequenas e médias empresas de Missiones, para examinar seu potencial para a inversão e promoção do comercio e facilitar a apropriação prática nos órgãos regionais de apoio exportador.Downloads
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Publicado
2013-10-21
Como Citar
Guarrochena de Arjol, M., & Diaz, A. M. L. (2013). Competitividade da exportação de produtos de madeira: aplicação para pequenas e médias empresas na Missiones, Argentina. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 2(1), 61–72. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v2n1p61-72
Edição
Seção
Artigos