ENTRE A ASCENSÃO CONSERVADORA E A RESISTÊNCIA FEMINISTA: a problemática do aborto no Brasil atual

Autores

  • Janine Araujo Oliveira Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Leidiane Souza de Oliveira professora do Departamento de Serviço Social - DSS da Universidade Federal da Paraíba-UFPB.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n2p31-42

Palavras-chave:

Aborto. Fundamentalismo Religioso. Conservadorismo. Estado. Resistência Feminista.

Resumo

O presente artigo trata-se de uma pesquisa teórica sobre a problemática do abortamento no marco das reivindicações feministas e das medidas desenvolvidas pelo Estado a seu respeito. Diante de valores como intolerância religiosa e recrudescimento do conservadorismo no Brasil, apontamos uma tendência à deslegitimação das poucas ações que visam reconhecer direitos das mulheres nas esferas sexual e reprodutiva, frente ao quadro de regressão de direitos, apontando a relevância social do movimento feminista e as estratégias atuais de manutenção do aborto na sua agenda. Para tal análise, o direcionamento teórico-metodológico utilizado foi o materialismo histórico-dialético, assentando a problemática travada inserida em uma totalidade concreta que cerca as relações sociais na sociedade de classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Araujo Oliveira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social ? PPGSS da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, em 2017 e integrante do Grupo de Estudo dos Cadernos do Cárcere de A. Gramsci sob coordenação do Prof. Dr.Prof. Dr. Adilson A. S. Júnior da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE . Pesquisas com ênfase em relações sociais de gênero, patriarcado, movimento feminista, Estado, aborto, fundamentalismo religioso, ideologia e política social.

Leidiane Souza de Oliveira, professora do Departamento de Serviço Social - DSS da Universidade Federal da Paraíba-UFPB.

Doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – PPGSS pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social – PPGSS, Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e professora do Departamento de Serviço Social - DSS da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Endereço: Rua 48, Edifício Beraldo Barros, 213, Apartamento 1903, Bairro Espinheiro, Recife-PE/Brasil. Contato: leidiane22@gmail.com / (83) 999621230.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Oliveira, J. A., & Oliveira, L. S. de. (2018). ENTRE A ASCENSÃO CONSERVADORA E A RESISTÊNCIA FEMINISTA: a problemática do aborto no Brasil atual. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(2), 31–42. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n2p31-42

Edição

Seção

Artigos