MULHERES NO CÁRCERE: BREVES REFLEXÕES SOBRE O SISTEMA PUNITIVO EM SERGIPE E OS DESAFIOS DA REINSERÇÃO SOCIAL

Autores

  • Juliana Vital Rosendo
  • João Luciano Marques dos Santos Mota
  • Grasielle Borges Vieira de Carvalho
  • Liziane Paixão Silva Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n1p107-118

Palavras-chave:

Encarceramento. Mulheres. Sergipe.

Resumo

O artigo visa discutir a problemática em torno do encarceramento feminino, direcionando o olhar para a realidade encontrada no estado de Sergipe, tendo por embasamento os dados obtidos por meio do projeto de pesquisa “Mulheres Encarceradas: uma análise processual do Garantismo Penal no Presídio Feminino de Sergipe”, desenvolvido no Presídio Feminino do estado entre os meses de março/2016 a fevereiro/2017. O trabalho discute pontos voltados a questões como as múltiplas punições sofridas pelas mulheres que estão em situação de cárcere; a possibilidade do crime de tráfico de drogas, ser caracterizado como o principal fator do encarceramento feminino; além de analisar qual seria a realidade enfrentada por essas mulheres na vida pós-cárcere na tentativa de reinserção social e superação do estigma deixado pela inserção no sistema prisional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Vital Rosendo

Doutoranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo/SP. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes/SE. Bolsista CAPES/FAPITEC (2016-2018). Graduada em Direito pela Universidade Tiradentes/SE. Integrante dos Grupos de Pesquisa de Execução Penal e Gênero, Família e Violência do Diretório de Pesquisa do CNPq. Advogada. Email: julianavrosendo@hotmail.com.

João Luciano Marques dos Santos Mota

Graduando em Direito pela Universidade Tiradentes/SE. Bolsista PROBIC 2016/2017 do projeto “Mulheres Encarceradas: uma análise processual do Garantismo Penal no Presídio Feminino de Sergipe”. Integrante do Grupo de Pesquisa de Execução Penal do Diretório de Pesquisa do CNPq. Email: joaolucianomota@gmail.com.

Grasielle Borges Vieira de Carvalho

Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo/SP. Mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP. Professora do Mestrado em Direitos Humanos e do curso de Direito da Universidade Tiradentes/SE. Pesquisadora Voluntária do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Líder dos Grupos de Pesquisa de Execução Penal e Gênero, Família e Violência do Diretório de Pesquisa do CNPq. Coordenadora do projeto “Mulheres Encarceradas: uma análise processual do Garantismo Penal no Presídio Feminino de Sergipe”. Advogada. Email: grasiellevieirac@gmail.com.

Liziane Paixão Silva Oliveira

Possui Doutorado na Universidade Aix-Marseille III, na França (2012), Mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (2006), Pós-graduação em Direito Ambiental pelo UniCEUB (2004). Professora da Universidade Tiradentes. Bolsista de pós-graduação pela CAPES-FAPITEC (2017-2018). Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Líder do Grupo de Pesquisa "Novas tecnologias e o impacto nos Direitos Humanos" do Diretório de Pesquisa do CNPq. Email: liziane_paixao@unit.br.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Rosendo, J. V., dos Santos Mota, J. L. M., de Carvalho, G. B. V., & Oliveira, L. P. S. (2018). MULHERES NO CÁRCERE: BREVES REFLEXÕES SOBRE O SISTEMA PUNITIVO EM SERGIPE E OS DESAFIOS DA REINSERÇÃO SOCIAL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(1), 107–118. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n1p107-118

Edição

Seção

Artigos