RAÇA, GÊNERO E CLASSE: NOTAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS DE CLASSE MÉDIA NA UFMG

Autores

  • Ricardo Dias de Castro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paula Rita Bacellar Gonzaga Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tayane Rogeria Lino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Claudia Mayorga Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n2p99-110

Palavras-chave:

raça, gênero, preconceito, classe média negra, universidade

Resumo

Esse artigo traz contribuições acerca da complexa trajetória de mulheres negras universitárias de classe média da UFMG e analisa as dinâmicas e vivências de preconceito e discriminação que ocorrem em espaços universitários e economicamente privilegiados. Em uma tentativa de produzir conhecimento com essas entrevistadas, construímos narrativas a partir de conversas realizadas com quatro mulheres negras de classe média com trajetórias universitárias na UFMG. Observamos, a partir da fala das entrevistadas, que a ascensão econômica e o acesso ao dinheiro não eliminam o racismo e, por outro lado, acionam-no de distintas maneiras. Em linhas gerais, as jovens denunciam e constroem distintos modos de combater a sua solidão/ exotificação no mercado afetivo-sexual; os conflitos inter-raciais com homens brancos e a desvalorização de seus saberes, culturas e práticas afroreferenciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Dias de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais

É mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2017). É formado, em Psicologia, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da mesma Universidade (2013). É integrante do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes/FAFICH/UFMG Possui, também, percurso acadêmico e de atuação nas áreas de Psicologia Social e Psicologia Política, principalmente, com os temas: Relações Raciais no Brasil, Classe Média Negra, Ações Afirmativas, Psicologia Comunitária, Gênero, Epistemologias Feministas, Ação Política e Direitos Humanos.

Paula Rita Bacellar Gonzaga, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Psicologia Social na Universidade Federal de Minas Gerais, vinculada ao Núcleo de Pesquisa Conexões de Saberes. Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Psicologia também realizada na UFBA. Atualmente se dedica ao estudo de Itinerários Abortivos, maternidade compulsória e a produção de discursos de controle sobre corpos e sexualidades das mulheres.

Tayane Rogeria Lino, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente vice-coordenadora do Instituto Mineiro de Saúde mental e Social - Instituto ALBAM, integra o colegiado gestor do núcleo BH da Associação Brasileira de Psicologia Social . Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Política. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social

Claudia Mayorga, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri - Espanha (2007) com foco em estudo sobre gênero, política e feminismo. É professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Coordena o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes na UFMG. Atuou como pesquisadora visitante na Universidade Complutense de Madrid (2011 e 2012). Atualmente é Editora da Revista Interfaces - Revista de Extensão da UFMG (Qualis B3 -Interdisciplinar) e co-editora da Revista Psicoperspectivas - Chile (Qualis B1). Foi editora chefe da Revista Psicologia & Sociedade (Qualis A2), periódico científico da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) (2012-2015). Foi membro do Comitê Editorial de Scielo em Perspectiva - Humanas (2014 e 2015). Foi membro da Diretoria Nacional da Abrapso (2004/2005) e vice-presidente da Abrapso Regional Minas (2006/2007). Como editora da Revista Psicologia & Sociedade, recebeu grant da American Psychological Association (2012/2013). Atualmente é pesquisadora contemplada pelo PPM Fapemig (2015-2017). Áreas de pesquisa e extensão: Psicologia Social e Feminismos com os seguintes temas: gênero, relações raciais, sexualidade e política; análise interseccional da desigualdade social brasileira; psicologia comunitária, favela e intervenção psicossocial; juventude e participação; democratização da universidade e ações afirmativas; epistemologia feminista e metodologias participativas. Atualmente é Pró-reitora adjunta de extensão da UFMG (2014-2018).

Downloads

Publicado

2017-10-16

Como Citar

de Castro, R. D., Gonzaga, P. R. B., Lino, T. R., & Mayorga, C. (2017). RAÇA, GÊNERO E CLASSE: NOTAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS DE CLASSE MÉDIA NA UFMG. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(2), 99–110. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n2p99-110

Edição

Seção

DOSSIÊ GÊNERO