REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COMUNIDADE E ELEMENTOS DE AUTOIDENTIDADE PARA MORADORAS DE CONJUNTO HABITACIONAL POPULAR

Autores

  • Elza Francisca Corrêa-Cunha Universidade Federal de Sergipe
  • Neilson Santos Meneses Universidade Federal de Sergipe
  • Stella Rabello Kappler Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Carmelita Rikely Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Isabela dos Santos UFS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p145-154

Palavras-chave:

representação de comunidade, papéis sociais, autoidentidade feminina, trabalho doméstico, corpo feminino.

Resumo

Este trabalho analisa as categorias representação social de comunidade e elementos de autoidentidade que emergiram de um estudo com vinte mulheres moradoras de um conjunto habitacional popular. Aplicou-se um roteiro semiestruturado de entrevista em uma amostra selecionada por conveniência. Os dados sociodemográficos foram tratados pelo programa SPSS-20 e as informações subjetivas interpretadas pela Análise do Discurso. Na caracterização sociodemográfica apurou-se que a idade média das participantes foi de 32 anos; a renda média familiar foi 0,8 salário mínimo. O tempo médio de anos de estudos da amostra foi de 7,5; a média de filhos residentes com a mãe foi 1,8 e o tempo médio de moradia na comunidade foi 9,7 anos. Quanto as categorias de análise, observou-se que na representação de comunidade, foram apontadas: união, busca comum, violência e falta de estrutura. Quanto aos elementos identitários, a maioria das mulheres reportou-se aos papéis sociais caracterizados pelo desempenho nas tarefas domésticas e sobre o próprio corpo, tendo sido encontrado ainda papéis de mãe, filha e estudante. Os dados obtidos sobre autoidentidade e representação de comunidade corroboraram os achados da literatura especializada nas referidas áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elza Francisca Corrêa-Cunha, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.Professora de Metodologia de Pesquisa do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Líder do grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Saúde  e Políticas Coletivas a partir do qual coordena pesquisa em Comunidade de baixa renda, junto a mães de bebês prematuros e desenvolvimento cognitivo, motor e comportamental de bebês nascidos prematuramente. Coordena projetos de pesquisa e extensão em comunidade de baixa renda e estudos de gênero. Parecerista de diversas Revistas Científicas.

Neilson Santos Meneses, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em ordenamento territorial e meio ambiente pela Universidade de Zaragoza. Professor do Departamento de Geografia da UFS, membro de grupos de pesquisa e extensão dentro e fora UFS. Trabalha na área da Geografia da população e análise de indicadores sócio demográficos para o planejamento e gestão pública. Atuou na implantação e Formatação do Observatório de Gestão Pública Participativa da UFS e da Universidade Aberta a Terceira Idade da UFS.

Stella Rabello Kappler, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda e mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Realizo trabalho clinico voltado para orientação vocacional. Doutoranda e mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rua São Francisco Xavier, 524, 10º andar, Sala 10.005, Bloco F, Maracanã, Rio de Janeiro – Brasil, stella.rkappler@gmail.com (21) 99083-8128.

Carmelita Rikely Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda do curso de Ciência Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), bolsista do Programa de Iniciação à Extensão PROEX/PIBIX/UFS, PIBIC/VOLUNTÁRIO (IC) e membro do grupo de pesquisa Saúde, Desenvolvimento e Políticas Coletivas.

Isabela dos Santos, UFS

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do grupo de pesquisa Desenvolvimento, Saúde e Políticas Coletivas. Tem interesse nas áreas da Gestalt-terapia e da Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase na parentalidade, no desenvolvimento socioemocional infantil e nos problemas comportamentais. Cidade Univ. Prof. José Aloísio de Campos Av. Marechal Rondon, s/n, Jd. Rosa Elze São Cristóvão/SE- Brasil, CEP 49100-000, isinha204@gmail.com (79) 31946747.

Downloads

Publicado

2018-03-12

Como Citar

Corrêa-Cunha, E. F., Meneses, N. S., Kappler, S. R., Santos, C. R., & dos Santos, I. (2018). REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COMUNIDADE E ELEMENTOS DE AUTOIDENTIDADE PARA MORADORAS DE CONJUNTO HABITACIONAL POPULAR. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(3), 145–154. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p145-154

Edição

Seção

Artigos