JUVENTUDES, VIOLÊNCIAS E INTERSECCIONALIDADES NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTATUTO DA JUVENTUDE

Autores

  • Juciane de Gregori Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Claudia Veronese Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n1p71-82

Palavras-chave:

Juventudes, Violências, Interseccionalidades, Estatuto da Juventude.

Resumo

Este artigo, através da temática da juventude, busca analisar as interseccionalidades entre gênero, sexualidade, raça, etnia e classe, tendo como norte a relação entre violências, políticas públicas e garantia de direitos humanos no Brasil. Desse modo, utilizou como instrumento de dados o Estatuto da Juventude, promulgado mediante a Lei nº 12.852/2013. Considera-se que a interface entre as dimensões racial, étnica, de gênero, de sexualidade e de classe são fatores de vitimização juvenil que atuam como marcadores de desigualdade social. Diante dessa realidade, estruturado por um Estado hegemônico, o Estatuto da Juventude, enquanto legislação que institui políticas públicas para garantia de direitos humanos, ainda não impactou o acesso e a garantia de direitos dos jovens, especialmente daqueles em maior condição de vulnerabilidade social. Com o cenário político atual, esta problemática tem se acentuado no Brasil, que vive um período de retrocessos anti-democráticos, acompanhados de discursos de ódio, que fomentam violências interseccionais. Com isso, como reflexo de toda opressão social do próprio sistema onde estão inseridos, os jovens denunciam sua condição de segregação e invisibilidade evidenciando altos índices de violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juciane de Gregori, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. Especialista em Formação Didático Pedagógica para Magistério Superior pela Universidade Comunitária da região de Chapecó – UNOCHAPECÓ. Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Mestranda e bolsista CNPq no Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Claudia Veronese, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Especialista em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professora junto a Escola de Conselhos de Direitos e Tutelares do Estado da Paraíba – PB.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Gregori, J. de, & Veronese, C. (2018). JUVENTUDES, VIOLÊNCIAS E INTERSECCIONALIDADES NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTATUTO DA JUVENTUDE. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(1), 71–82. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n1p71-82

Edição

Seção

Artigos