A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM – PA

Autores

  • Marcia Athayde Moreira Universidade da Amazônia
  • Silvio Barros-da-Silva Faam - Faculdade da Amazônia
  • Fábio Luiz dos Santos Faculdade da Amazônia - FAAM
  • Ana Margarida Santiago Universidade da Amazônia - Unama

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n1p71–86

Palavras-chave:

Educação Empreendedora, Empreendedorismo, Instituições de Ensino Superior, Matrizes Curriculares.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo analisar se, e como, a educação empreendedora está inserida nas matrizes curriculares das instituições de ensino superior localizadas na região metropolitana de Belém (RMB)-Pa. É um estudo descritivo quanto aos seus objetivos, qualitativo, tendo como estratégia de pesquisa a análise documental. Para a consecução deste trabalho foi utilizada uma amostra de 16 instituições. Como resultados destaca-se que em sua maioria as IES focalizam o ensino do empreendedorismo nos seus projetos pedagógicos e em suas matrizes curriculares, além de desenvolverem outros projetos que fomentam a educação empreendedora, tais como seminários, oficinas, semanas acadêmicas e de empreendedorismo. Conclui-se que as IES da RMB têm o compromisso com a sociedade e com seus alunos, futuros egressos, de disseminar, fomentar e prepara-los para atender às demandas da região, propondo unir uma forte formação acadêmica em harmonia com as práticas e as modernas técnicas de gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Athayde Moreira, Universidade da Amazônia

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP-SP. Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade da Amazônia - Unama.

Silvio Barros-da-Silva, Faam - Faculdade da Amazônia

Administrador, professor e pesquisador das ciências administrativas e do empreendedorismo.

Fábio Luiz dos Santos, Faculdade da Amazônia - FAAM

Professor especialista, coordenador do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade da Amazônia - Faam.

Ana Margarida Santiago, Universidade da Amazônia - Unama

Administradora, professora e pesquisadora. Bolsista CAPES e mestranda em Administração na Universidade da Amazônia - Unama.

Downloads

Publicado

2019-06-17

Como Citar

Moreira, M. A., Barros-da-Silva, S., dos Santos, F. L., & Santiago, A. M. (2019). A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM – PA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(1), 71–86. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n1p71–86

Edição

Seção

Artigos