TEMO, LOGO CONSUMO: sobre a publicidade que se apoia, infunde e explora o medo
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n2p55-66Palavras-chave:
Medo. Consumo. Publicidade. Ideologia.Resumo
Neste artigo, apresentamos uma discussão acerca da publicidade que se apoia, infunde e explora o medo, a que chamamos “publicidade de choque”. Buscamos, primeiramente, levantar o que está consolidado no mercado publicitário sobre a categoria anunciada, apresentando um entendimento de estudiosos da Publicidade e áreas afins e, especificamente, a abordagem de Sodré (2005), Teixeira (2011) e Camilo (2013) acerca do “choque” na mensagem publicitária; e também tecer reflexões sobre medo e ideologia, com fundamento em Spinoza e Althusser, para identificar como o medo é utilizado pela publicidade como uma forma de persuadir para o consumo. O trabalho permitiu pensar que, se o medo silencia o percurso histórico dos sentidos, como propõe Pêcheux (2014), ele necessita da revelação desse percurso para se configurar enquanto tal. Assim, a reflexão crítica sobre o tema mostrou que a publicidade está muito além de um espaço lúdico, e sim, a serviço do capital.Downloads
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Publicado
2018-10-17
Como Citar
Cândido, D. (2018). TEMO, LOGO CONSUMO: sobre a publicidade que se apoia, infunde e explora o medo. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(2), 55–66. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n2p55-66
Edição
Seção
Artigos