TEMO, LOGO CONSUMO: sobre a publicidade que se apoia, infunde e explora o medo

Autores

  • Danielle Cândido Centro Universitário Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n2p55-66

Palavras-chave:

Medo. Consumo. Publicidade. Ideologia.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma discussão acerca da publicidade que se apoia, infunde e explora o medo, a que chamamos “publicidade de choque”. Buscamos, primeiramente, levantar o que está consolidado no mercado publicitário sobre a categoria anunciada, apresentando um entendimento de estudiosos da Publicidade e áreas afins e, especificamente, a abordagem de Sodré (2005), Teixeira (2011) e Camilo (2013) acerca do “choque” na mensagem publicitária; e também tecer reflexões sobre medo e ideologia, com fundamento em Spinoza e Althusser, para identificar como o medo é utilizado pela publicidade como uma forma de persuadir para o consumo. O trabalho permitiu pensar que, se o medo silencia o percurso histórico dos sentidos, como propõe Pêcheux (2014), ele necessita da revelação desse percurso para se configurar enquanto tal. Assim, a reflexão crítica sobre o tema mostrou que a publicidade está muito além de um espaço lúdico, e sim, a serviço do capital.

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Biografia do Autor

Danielle Cândido, Centro Universitário Tiradentes

Professora de Comunicação Social do Centro Universitário Tiradentes – Unit; Mestre em Linguística - Ufal, Pesquisadora do GrAD/Ufal e Provic/Unit. E-mail: daniellecandido@gmail.com

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Publicado

2018-10-17

Como Citar

Cândido, D. (2018). TEMO, LOGO CONSUMO: sobre a publicidade que se apoia, infunde e explora o medo. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(2), 55–66. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n2p55-66

Edição

Seção

Artigos