INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS ESCOLARES

Autores

  • Tarcisio Dorn de Oliveira UNIJUÍ
  • Helena Copetti Callai UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p123-132

Palavras-chave:

Espaços Escolares, Acessibilidade, Cidadania, Inclusão Social.

Resumo

Na elaboração deste ensaio observou-se o estudo exploratório, onde tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito. Pode-se dizer que esta reflexão tem como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento a priori é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Para início foi realizado um levantamento bibliográfico desenvolvido com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Então, a partir dos dados obtidos, realizou-se a análise e interpretação das informações, mesclando-as de maneira a conseguir uma maior compreensão sobre o tema. A presente investigação teórica intenta abordar questões sobre mobilidade e acessibilidade em espaços escolares, através de conceitos básicos e fundamentais para o bem estar garantindo o direito de locomoção a todas as pessoas, criando um ambiente mais inclusivo. Visa refletir sobre a qualidade de vida aos cidadãos instigando algumas reflexões sobre a cidadania e inclusão social, tendo em vista, que em ambientes educacionais, as acessibilidades são fundamentais para os estudantes com deficiência exercerem o seu direito a uma educação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-12

Como Citar

Dorn de Oliveira, T., & Copetti Callai, H. (2018). INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS ESCOLARES. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(3), 123–132. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p123-132

Edição

Seção

Artigos