A PUBLICIDADE E OS DISCURSOS PLURAIS: OS CORPOS TRANSGÊNEROS

Autores

  • Licia Frezza Pisa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.
  • VICTOR VINÍCIUS BIAZON Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.
  • Ana Carolina Rodrigues Spadin Universidade Metodista de São Paulo
  • Fábio Eduardo Biazon Abrantes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n1p21-32

Palavras-chave:

Comunicação. Dialogismo. Publicidade. Transgênero.

Resumo

Este trabalho pretende apresentar alguns acontecimentos midiáticos em forma de publicidade que colocam em destaque as pessoas transgênero. Por meio da análise de discurso, utilizando-se das noções de dialogismo e verificando o contexto situacional imediato, o contexto institucional e o contexto sociocultural é possível perceber como a mídia, em especial, a publicidade tem se valido de pessoas transgênero para divulgação de suas marcas e, assim, dialogar com os acontecimentos em sociedade, tentar se aproximar de públicos antes marginalizados e divulgar-se como sendo mais plural. O artigo conclui que, embora haja uma intenção mercadológica e estratégica por trás do uso de pessoas trans, também há – intencionalmente ou não – a representatividade desse público, o interesse por sua trajetória e um trabalho em ressaltar a existência dessas pessoas. Ao mesmo tempo que as campanhas inovam, elas informam às massas a existência de pessoas que não são comuns, mas que devem ser reconhecidas.

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Biografia do Autor

Licia Frezza Pisa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

docente do curso de Produção Publicitária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS.

VICTOR VINÍCIUS BIAZON, Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Docente do curso de Administração e Tecnólogos da Faculdade FATECIE E CESUMAR/PR

Ana Carolina Rodrigues Spadin, Universidade Metodista de São Paulo

mestre pela Universidade Metodista de São Paulo

Fábio Eduardo Biazon Abrantes, Universidade Estadual de Londrina

Discente do 4º ano do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Pisa, L. F., BIAZON, V. V., Spadin, A. C. R., & Abrantes, F. E. B. (2018). A PUBLICIDADE E OS DISCURSOS PLURAIS: OS CORPOS TRANSGÊNEROS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(1), 21–32. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n1p21-32

Edição

Seção

Artigos