UNIVERSIDADES SERGIPANAS E A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO SOBRE PLÁGIO EM INSTÂNCIA MULTIFOCAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Matheus Almeida Cordeiro Universidade Tiradentes
  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes
  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n1p69-80

Palavras-chave:

Educação, Plágio, Ensino superior, pesquisa cientifica

Resumo

É exaustivo apontar a faceta problemática representada pelo plágio, mesmo que não se tenha assiduidade consistente em discorrer sobre o fenômeno. Ao mesmo tempo em que há atritos em como abordar metodologias de amenização da prática nos pilares do Ensino Superior, opera uma perspectiva, ainda que tímida, de fragmentação de diálogo em diversos locus das áreas de conhecimento ofertadas pelas universidades. Atuações isoladas e adequadas ao contexto dos campos que se fundem com o mesmo objetivo: amenizar distorções e retardos no rendimento e qualidade de conteúdos produzidos na esfera acadêmica, evocados pelo plágio. Nesse trajeto, este artigo tem como objetivo mostrar a tendência multifocal de discussão como um fator positivo no amadurecimento do assunto, analisando o empenho das instituições sergipanas UFS e Unit e os dados colhidos em seus respectivos endereços eletrônicos e afins

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Biografia do Autor

Matheus Almeida Cordeiro, Universidade Tiradentes

Graduando do curso de Comunicação com habilitação em Publicidade. Foi bolsista de iniciação científica de agosto de 2015 à agosto de 2016. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq. E-mail: matheusalmeidacordeiro2@gmail.com

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Em fase de estágio pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq). E-mail: crismporto@gmail.com

Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (Unit) bolsista Capes; Especialista em Tecnologias Educacionais pela (Unit); Graduado em geografia Licenciatura (Unit). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (CNPq/UNIT); e-mail:kaioeduardojo@gmail.com.

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

Cordeiro, M. A., Porto, C. de M., & Oliveira, K. E. de J. (2017). UNIVERSIDADES SERGIPANAS E A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO SOBRE PLÁGIO EM INSTÂNCIA MULTIFOCAL NO ENSINO SUPERIOR. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(1), 69–80. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n1p69-80

Edição

Seção

Artigos