PRECONCEITO VELADO: A NOVA FORMA DE ESTEREOTIPAR A MULHER

Autores

  • Claudia Rosa Acevedo EACH-USP
  • Caroline Westphal EACH-USP
  • Bruno Alves Catão EACH-USP
  • Helenita Tamashiro FEA-USP

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n1p83-94

Palavras-chave:

gênero, estereótipo, estórias em quadrinhos, mídia de massa, tirinhas.

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender como a mulher é representada em tirinhas. Nós utilizamos como abordagem metodológica a análise de conteúdo qualitativa. Os resultados revelam que, majoritariamente, a mulher é representada de forma negativa. Mesmo quando ela é descrita de forma positiva, tal imagem é caricaturada com traços pejorativos, denunciando um novo tipo de preconceito, que é consubstanciado de forma velada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Rosa Acevedo, EACH-USP

Graduada em Economia pela USP e doutorada em Administração de Empresas pela FGV - SP. Atualmente é professora no curso de Marketing da EACH-USP e do Programa de Pós-graduação em Administração na PPGA/FMU.

Caroline Westphal, EACH-USP

Bacharela em Marketing pela USP.

Bruno Alves Catão, EACH-USP

Bacharel em Marketing pela EACH-USP.

Helenita Tamashiro, FEA-USP

Pós-Doutoranda em Administração pela FEARP-USP. Doutora em Administração pela FEA-USP. Graduada em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1999) e mestrado em Administração pelo Centro Universitário de Franca (2005). Menção Honrosa ao Prêmio Claude Machline de Melhor Artigo (SIMPOI 2008). Foi Professora substituta da FEARP-USP. Atualmente é professora da Rede Gonzaga de Ensino Superior de Ribeirão Preto. Professora substituta na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora colaboradora da Pós-Gradução Faculdade FIA de Administração e Negócios. Professora colaboradora da Pós-Graduação do Senac-Ribeirão Preto. Parecerista da Revista de Gestão da USP e da Revista Brasileira de Marketing. Parecerista de periódicos para a base de dados do SciELO - Scientific Electronic Library Online. Parecerista do Journal of Operations and Supply Chain Management e do African Journal of Business Management.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, qualidade em serviços, comportamento do consumidor, varejo e canais de distribuição.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Acevedo, C. R., Westphal, C., Catão, B. A., & Tamashiro, H. (2018). PRECONCEITO VELADO: A NOVA FORMA DE ESTEREOTIPAR A MULHER. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(1), 83–94. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n1p83-94

Edição

Seção

Artigos