DIMENSÕES NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E DOS PROCESSOS AVALIATIVOS QUALITATIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Eduardo Fofonca Instituto Federal do Paraná (IFPR).
  • CARMEN SILVIA DA COSTA IFPR
  • FERNANDO AMORIM IFPR
  • VANIA CARLA CAMARGO IFPR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p59-68

Palavras-chave:

Educação Profissional, Educação a Distância, Planejamento educacional, Avaliação de aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta o contexto de implementação de cursos técnicos, na modalidade de Educação a Distância e o desenvolvimento de reformulações presentes no planejamento educacional e nos processos avaliativos na Educação Profissional, mais especificamente em cursos técnicos subsequentes de nível médio, do Instituto Federal do Paraná. Para o desenvolvimento da discussão, fez-se necessária uma análise preliminar de concepções e problemáticas de cursos ofertados e concluídos na instituição, para que estas, com seus impactos e repercussões, subsidiassem a construção de novos cursos técnicos subsequentes. Desse modo analítico, o artigo ainda reflete sobre novas dimensões para a organização dos processos qualitativos da avaliação de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Fofonca, Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-doutorado em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina. É Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná. E-mail: <eduardo.fofonca@ifpr.edu.br>

CARMEN SILVIA DA COSTA, IFPR

Especialista em Educação a Distância: Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Paraná. Coordenadora de Tecnologias Educacionais da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal do Paraná. E-mail: <carmen.costa@ifpr.edu.br>

FERNANDO AMORIM, IFPR

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Básica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente do Instituto Federal do Paraná. E-mail: <fernando.amorim@ifpr.edu.br>

VANIA CARLA CAMARGO, IFPR

Mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e especialista em Educação a Distância: Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Paraná.  Docente e Coordenadora de Ensino Técnico da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal do Paraná. E-mail: <vania.camargo@ifpr.edu.br>

Downloads

Publicado

2018-03-12

Como Citar

Fofonca, E., DA COSTA, C. S., AMORIM, F., & CAMARGO, V. C. (2018). DIMENSÕES NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E DOS PROCESSOS AVALIATIVOS QUALITATIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(3), 59–68. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p59-68

Edição

Seção

Artigos