DIMENSÕES NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E DOS PROCESSOS AVALIATIVOS QUALITATIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p59-68Palavras-chave:
Educação Profissional, Educação a Distância, Planejamento educacional, Avaliação de aprendizagem.Resumo
Este artigo apresenta o contexto de implementação de cursos técnicos, na modalidade de Educação a Distância e o desenvolvimento de reformulações presentes no planejamento educacional e nos processos avaliativos na Educação Profissional, mais especificamente em cursos técnicos subsequentes de nível médio, do Instituto Federal do Paraná. Para o desenvolvimento da discussão, fez-se necessária uma análise preliminar de concepções e problemáticas de cursos ofertados e concluídos na instituição, para que estas, com seus impactos e repercussões, subsidiassem a construção de novos cursos técnicos subsequentes. Desse modo analítico, o artigo ainda reflete sobre novas dimensões para a organização dos processos qualitativos da avaliação de aprendizagem.