SIGNIFICADOS E CONCEPÇÕES DE EMPREENDEDORISMO: UMA VISÃO DAS BENEFICIÁRIAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE PERNAMBUCO

Autores

  • Géssika Cecília Carvalho Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n1p9-20

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Políticas públicas, Benefícios, Concepções.

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo sobre a implementação do Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher em Pernambuco (PTEM), as concepções de suas participantes sobre empreendedorismo (foco do Programa) e percepções sobre benefícios advindos da participação em suas atividades. Para esta pesquisa de cunho qualitativo foram utilizados como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a documental, entrevistas com quatro gestores e com dezessete beneficiárias da política, a observação e ainda uma análise do conteúdo explicitado no material didático utilizado nos cursos e oficinas. Os resultados obtidos apontaram para uma perspectiva positiva do empreendedorismo, como potencializador de desenvolvimento econômico, desconsiderando os aspectos negativos, como os indicados em estudos e pesquisas que realçam as dificuldades de abertura e, principalmente, no que se refere à gestão dos negócios, além dos entraves burocráticos e as barreiras para formalização. Além disso, poucas estabeleceram relação entre trabalho e empreendedorismo, nem houve a percepção da criação e desenvolvimento de negócios como uma forma de trabalho e sustento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssika Cecília Carvalho, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Sociologia pela UFPB. Mestre em Sociologia pela UFPE. Graduada em Ciências Sociais pela UFPE. Professora do Departamento de Ciências Sociais da UEPB.

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Carvalho, G. C. (2017). SIGNIFICADOS E CONCEPÇÕES DE EMPREENDEDORISMO: UMA VISÃO DAS BENEFICIÁRIAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE PERNAMBUCO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(1), 9–20. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n1p9-20

Edição

Seção

Artigos