O fenômeno Shitstorm: Internet, intolerância e violação de direitos humanos

Autores

  • Luiz Ismael Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Camilo Onoda Luiz Caldas Universidade São Judas Tadeu (SP)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n1p123-134

Palavras-chave:

Alteridade, Fascismo, Intolerância, Shitstorm, Direitos fundamentais

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a ação e o discurso intolerante como expressão do fascismo potencial (Theodor Adorno), em especial no fenômeno digital denominado shitstorm. O autoritarismo e o fascismo potencial se apresentam por diversas formas, sendo comum a ação antidemocrática de ataques de preconceito e discriminação contra grupos historicamente desprotegidos. O papel da tolerância, de forma contrária, tende a proteger o diferente, o Outro, para produzir justiça social. Assim, é importante compreender as implicações do fenômeno shtistorm, um ataque na esfera digital. Para tanto, recorre-se ao sentido que o shitstorm vem recebendo aos poucos para compreender dificuldades jurídicas e institucionais para sua contenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Ismael Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor Substituto do Instituto de Pesquia e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP).  Consultor Jurídico do Instituto Luiz Gama (SP).

Camilo Onoda Luiz Caldas, Universidade São Judas Tadeu (SP)

Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal). Diretor do Instituto Luiz Gama, instituição voltada a defesa dos direitos humanos.

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Pereira, L. I., & Luiz Caldas, C. O. (2017). O fenômeno Shitstorm: Internet, intolerância e violação de direitos humanos. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(1), 123–134. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n1p123-134

Edição

Seção

Artigos