O filme “Maria, filha de seu filho” (2000) e suas duas Marias: a presentificação mariana no espaço midiático e o imaginário social feminino

Autores

  • Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos Doutorando em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum-UFSC) e do Laboratório de Religiosidade e Cultura (LARC-UFSC). E-mail: rodoxbastos@gmail.com.
  • AMANDA MUNIZ OLIVEIRA Faculdades Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n1p81-90

Palavras-chave:

Maria, presença mariana, imaginário feminino.

Resumo

O artigo analisa a presença de Maria no filme “Maria, filha de seu filho” (2000) dentro da concepção de “cultura de presença” de Hans Ulrich Gumbrecht, com o objetivo de perceber como a presença mariana, que dialoga com o imaginário social feminino (medieval) conservador, mas também com um novo imaginário ligado ao contexto histórico da produção do filme. Assim, esse filme apresenta-se como espaço de tensão entre dois imaginários femininos presentificados na personagem de Maria. Para isso, buscamos subsidio no instrumental teórico oferecido pelos estudos do imaginário social, através das contribuições de Cornelius Castoriadis e Bronislaw Baczko, bem como do aparato conceitual do “campo de experiência” e “horizonte de expectativa” de Reinhart Koselleck para compreender como esses dois imaginários referentes a mulher, são presentificados  através de Maria. Dessa forma, na tensão entre o imaginário social conservador feminino e o um novo imaginário sobre as mulheres, no filme “Maria, filha de seu filho” (2000) é possível encontrar informações que revelem a presença de um presente por meio de Maria, quando invoca pautas e projetos feministas, como liberdade de expressão e autonomia, o que rompe com seu imaginário tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

AMANDA MUNIZ OLIVEIRA, Faculdades Santo Agostinho

Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGD/UFSC. Mestra em Direito pelo PPGD/UFSC. Bacharela pelas Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros - FADISA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Conhecer Direito – NECODI (UFSC/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Modelagem e Compreensão de Sistemas Sociais: Direito, Estado, Sociedade e Política (UFSC/CNPq). Pesquisadora do Grupo de Extensão Direito das Mulheres (CCJ/UFSC). Bolsista CAPES. E-mail: amandai040@gmail.com.

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Bastos, R. A. S. M., & OLIVEIRA, A. M. (2017). O filme “Maria, filha de seu filho” (2000) e suas duas Marias: a presentificação mariana no espaço midiático e o imaginário social feminino. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(1), 81–90. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n1p81-90

Edição

Seção

Artigos