ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE

Autores

  • Fernanda Gomes de Magalhães Soares Pinheiro Universidade Federal de Sergipe
  • Andréia Centenaro Vaez Universidade Federal de Sergipe
  • Lyvia de Jesus Santos
  • Francisco Prado Reis Universidade Tiradentes (UNIT/Se)
  • Jesana Batista Pereira Centro Universitário Tiradentes-UNIT/AL
  • Claudia Moura de Melo Universidade Tiradentes (UNIT/Se)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n1p59-68

Palavras-chave:

Crianças, Educação em Saúde, Pediculus capitis, Infestações por piolho, Promoção da Saúde

Resumo

Trabalho de campo com abordagem qualitativa e uso do método etnográfico com objetivos avaliar a temática da pediculose capilar sob o contexto da Educação em Saúde na ambiência escolar em Aracaju/SE e analisar na percepção da família do escolar e professores, como o processo de infestação da pediculose capilar na criança é compreendido. Os grupos de observação foram 47 pais ou responsável legal e três professores dos escolares que cursavam as series infantil IV e V na Escola Municipal de Ensino Infantil de Aracaju. A coleta de dados deu-se através de entrevistas aplicadas aos professores que foram realizadas no espaço escolar e a dos pais e/ou responsáveis legais na unidade doméstica. Os dados qualitativos e as entrevistas foram submetidos à análise categorial subsidiadas nos conceitos de Bardin e Minayo que identificou a categoria conhecimentos e saberes da pediculose e agrupados nas subcategorias aspectos biológicos e aspectos de tratamento. Foram respeitados e assegurados os preceitos da resolução 466/2012 do comitê de ética e pesquisa (CEP) com aprovação sob CAAE 22751713.1.0000.5371. Neste artigo, foi possível conhecer, na percepção da família dos escolares e professores como estes lidam com o processo de infestação da pediculose capilar na criança e ainda refletir sobre a importância da relação da escola e família. O conhecimento e saberes articulam conceitos concretos e abstratos sobre a pediculose destacando a importância da ambiência não só na infestação do piolho, mas de maneira a afirmar que a escola e família devem estreitar suas relações.

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Biografia do Autor

Fernanda Gomes de Magalhães Soares Pinheiro, Universidade Federal de Sergipe

Enfermeira.Mestre em Saúde e Ambiente. Professora do Departamento de Enfermagem do Campus Professor Antonio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe

Andréia Centenaro Vaez, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe e possui especialização Lato Sensu em Enfermagem na Saúde do Adulto pela UNIOESTE. Atualmente doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, com pesquisa intitulada "Violência no trânsito: distribuição espacial e fatores preditores de mortalidade. Atua como professora do Departamento de Enfermagem do Campus Prof. Antonio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe,

Jesana Batista Pereira, Centro Universitário Tiradentes-UNIT/AL

Cientista Social. Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora PPG I do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL.

Claudia Moura de Melo, Universidade Tiradentes (UNIT/Se)

Bióloga. Doutora em Parasitologia. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente e Professora Titular III da Universidade Tiradentes (UNIT/SE).

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

Pinheiro, F. G. de M. S., Vaez, A. C., Santos, L. de J., Reis, F. P., Pereira, J. B., & de Melo, C. M. (2017). ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(1), 59–68. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n1p59-68

Edição

Seção

Artigos