A prática reflexiva de um conselho profissional a partir de suas práticas e praticantes

Autores

  • Thiago Roozevelt de Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Ludmilla Meyer Montenegro Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2016v5n2p53-66

Palavras-chave:

Estratégia, Prática Reflexiva, Práticas, Praticantes, Conselho Profissional

Resumo

O desenvolvimento dos estudos sobre estratégia levou a um direcionamento das pesquisas para o nível do estrategista, como uma forma de conhecer a estratégia empresarial a partir daqueles que efetivamente a executam. Nessa perspectiva, a Estratégia como Prática Social enfatiza a importância de um conjunto de atividades que emerge de interações sociais, formando a estratégia. Tais atividades podem ser analisadas a partir da prática reflexiva, uma ação espontânea e habitual que ocorre durante as práticas cotidianas. Esta pesquisa possui, como objetivo principal, analisar a prática reflexiva de um conselho profissional, o Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA/SE), a partir de suas práticas e praticantes. A pesquisa possui natureza qualitativa e classifica-se como descritiva, sendo um estudo de caso único. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com representantes da organização, sendo efetuada uma análise de conteúdo. Os resultados apontam que há pouco espaço para a reflexividade por questões de estrutura organizacional e da dinâmica do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Roozevelt de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Analista Superior II da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Ludmilla Meyer Montenegro, Universidade Federal de Sergipe

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora-adjunta da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2016-10-11

Como Citar

Souza, T. R. de, & Montenegro, L. M. (2016). A prática reflexiva de um conselho profissional a partir de suas práticas e praticantes. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 5(2), 53–66. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2016v5n2p53-66

Edição

Seção

Artigos