Homicídios, estatísticas e políticas públicas de segurança no ES

Autores

  • Adorisio Leal Andrade Universidade Vila Velha
  • Pablo Silva Lira Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2016v5n2p113-124

Palavras-chave:

Homicídios, Estatísticas, Segurança Pública, Políticas de Segurança Pública.

Resumo

Nos últimos anos o Espírito Santo tem ficado nos primeiros lugares no ranking de homicídios do Brasil. Na luta para enfrentar esse problema e entender melhor o fenômeno, violência e homicídios, gestores públicos usam recursos de outras áreas do conhecimento, fora a segurança pública, como administração, estatística, sociologia, geografia, arquitetura e urbanismo, dentre outras. A produção e análise das estatísticas da criminalidade e de homicídios podem ajudar o estado a traçar diretrizes e implementar políticas públicas que visem não só a diminuição dos índices de homicídios, mas também retornar sensação de segurança a população resultando assim melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nesse breve trabalho analisaremos as estatísticas de homicídios no Estado do Espírito Santo e algumas políticas públicas implementadas no período de 2003 até 2015.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adorisio Leal Andrade, Universidade Vila Velha

Mestrando em Segurança Pública , pela Universidade de Vila Velha, possui Pós Graduação em Gestão de Entidades Sem Fins Lucrativos e Inteligência em Segurança Pública (2011), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e Bacharel em Teologia - Seminário Teológico Batista do Estado do Espírito Santo (2007). Policial Civil, trabalha na Assessoria de Imprensa e Comunicação da instituição, tutor a distância da Rede Nacional de Segurança Pública desde 2007. Desenvolve pesquisa na área da Comunicação e em Políticas Públicas de Segurança como bolsista da Escola de Serviço Público do Espirito Santo (ESESP) na linha de pesquisa do mestrado: perspectiva social, econômica e territorial da criminologia.

Pablo Silva Lira, Universidade Vila Velha

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006), curso-tecnico-profissionalizante em Geomática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (2005), aperfeicoamento em Planejamento Urbano pela Université de Cergy-Pontoise (2003), especialização em Conservação e Manejo da Diversidade Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e encontra-se doutorando no Programa de Pós-graduação (Doutorado) em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Especialista em estudos e pesquisas governamentais do Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN, Coordenador do Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles, Professor da Graduação de Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado Profissional de Segurança Pública da Universidade Vila Velha - UVV, Professor de Pós-graduação "Lato Sensu" da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, da Universidade Vila Velha - UVV, da Fundação de Assistência e Educação - FAESA e Membro de Corpo Editorial da Geografares: Revista do Mestrado e do Departamento de Geografia da UFES. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Urbano, Violência Urbana, Segregação Sócio-espacial, Problemas infra-estrutura urbana e sócio-econômico, Arquitetura do Medo.

Downloads

Publicado

2016-10-11

Como Citar

Andrade, A. L., & Lira, P. S. (2016). Homicídios, estatísticas e políticas públicas de segurança no ES. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 5(2), 113–124. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2016v5n2p113-124

Edição

Seção

Artigos