Incentivos à Inovação: O caso do Prêmio FINEP de Inovação

Autores

  • Erica da Cruz Novaes Gonçalves Dias UNESPAR
  • Júlio Francisco Blumetti Facó Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. E-mail:
  • Júlio Francisco Blumetti Facó Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. E-mail:
  • Neusa Serra Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC. Doutora em Engenharia de Produção pela USP. E-mail:
  • Neusa Serra Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC. Doutora em Engenharia de Produção pela USP. E-mail:

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2016v5n1p83-94

Palavras-chave:

Inovação, Prêmio FINEP de Inovação, Pequenas e Médias Empresas

Resumo

Os prêmios constituem uma política pública que desperta, de forma crescente, a atenção dos policy makers e tornou-se ao longo dos últimos anos uma ferramenta de incentivo à inovação de destaque em diferentes países.

No caso brasileiro, há algumas premiações deste tipo, como o Prêmio FINEP de Inovação. Criado em 1998 na região sul e posteriormente expandido à participação de empresas de todas as partes do país, o prêmio atualmente configura-se como o de maior relevância na esfera nacional. Este destaque provém tanto da quantidade de participantes, como de sua abrangência aos diferentes setores e portes de empresas, assim como dos montantes monetários atualmente oferecidos aos ganhadores.

Desta maneira, o estudo das características do Prêmio FINEP de Inovação representa uma rica possibilidade para as discussões inerentes tanto aos incentivos à inovação do país quanto para uma compreensão mais detalhada sobre as características das ações inovativas que vêm sendo desenvolvidas por agentes privados, entidades de ensino e pesquisa e “inventores inovadores”. O conhecimento amplo destes aspectos certamente poderá contribuir para a elaboração de uma agenda propositiva de inovação ao país, em busca de soluções que propiciem avanços nas mais diversas áreas e que contribuam para o seu desenvolvimento econômico e sustentável.

O presente trabalho, portanto, pretende percorrer a trajetória histórica do Prêmio FINEP de Inovação, compreender a sua atual estrutura e demonstrar como ocorre o processo de inscrição e avaliação das propostas, enfatizando os benefícios tanto monetários como os não-monetários aos ganhadores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-04

Como Citar

Dias, E. da C. N. G., Blumetti Facó, J. F., Blumetti Facó, J. F., Serra, N., & Serra, N. (2016). Incentivos à Inovação: O caso do Prêmio FINEP de Inovação. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 5(1), 83–94. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2016v5n1p83-94

Edição

Seção

Artigos