RELIGIOSIDADE AFRICANA NO TRATO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PSICOLOGIA AFROCENTRADA NO BRASIL

Autores

  • MARILDA Santanna DE SANTANA SILVA Universidade Federal da Bahia
  • Maristela Santos Silva Universidade Contemporânea -UNC

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p121-129

Palavras-chave:

Religiosidade africana, Sofrimento psíquico, Psicologia,

Resumo

As práticas de Religiosidade de matriz africana promovem prováveis contribuições para elaboração de uma possível Psicologia afrocentrada no Brasil, configurando lugar de investigação sobre como o sentimento de religiosidade afrocentrado contribui com o trato do sofrimento psíquico decorrentes da escravização do povo negro e imposição eurocêntrica sobre afrodescendentes até os dias atuais. Essas contribuições servem de material para estudos e investigações que ajudem na elaboração de uma Psicologia Afrocentrada em contraponto a Psicologia eurocentrada já existente. Objetivo geral, investigar como manifestações de religiosidade africana se constituem enquanto trato do sofrimento psíquico. Será utilizado o método lógico-dedutivo, a partir de revisão, leitura, análise e seleção de fontes bibliográficas voltadas ao tema proposto. Serão considerados os critérios de tempo, idioma, metodologia e relação direta com o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARILDA Santanna DE SANTANA SILVA, Universidade Federal da Bahia

Marilda Santanna - Prof. Dra. Do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade – Pós Cultura do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos-UFBA. Cantora com três álbuns lançados. Membro do Cult – Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA. Pós-doutorado em Sociologia na Universidade de Lisboa (UL);  Doutora em Ciências Sociais (UFBA); Mestre em Artes Cênicas (UFBA;.

 

Maristela Santos Silva, Universidade Contemporânea -UNC

Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL); graduada em psicologia pela Faculdade Social da Bahia (FSBA); Especialização em psicopedagogia pela Universidade Contemporânea (UNC); Terapeuta Holística – Extensão pela Universidade do Estado da Bahia –( UNEB); Formação xamânica pela Fundação Terra Mirim.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

DE SANTANA SILVA, M. S., & Silva, M. S. (2015). RELIGIOSIDADE AFRICANA NO TRATO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PSICOLOGIA AFROCENTRADA NO BRASIL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 4(2), 121–129. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p121-129