A JUVENTUDE COMO PROTAGONISTA NO CONSUMO DE PRODUTOS CULTURAIS: 50 ANOS DA JOVEM GUARDA

Autores

  • Marcelo Dantas CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p109-120

Palavras-chave:

Juventude, Economia da Cultura, Jovem Guarda

Resumo

O movimento musical Jovem Guarda, que surgiu no Brasil nos anos 1960, marcou profundamente sua época, causando um grande impacto no mercado da música, estendendo sua influência para a TV, o cinema, as revistas, a moda e, principalmente, deflagrando uma verdadeira revolução dos costumes. Esse estudo pretende analisar histórica e sociologicamente esse movimento, inicialmente influenciado pelo pop rock internacional, mas que conseguiu criar sua própria estética, expressando os novos valores urbanos de uma sociedade em acelerado processo de desenvolvimento, modernizando o mercado musical brasileiro. É a primeira vez que o jovem se torna consumidor em massa, distinguindo-se do público “adulto em geral”, definindo suas preferências de consumo e transformando para sempre o mercado e os costumes. Hoje, 50 anos depois, a economia distingue o consumidor jovem como estratégico para os negócios e principal indicador das tendências de consumo, não apenas de produtos culturais mas do mercado como um todo.

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Biografia do Autor

Marcelo Dantas, CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Sociologia das Organizações - Université de Paris VII - Dennis Diderot (2000). Graduação em Comunicação (1982), Especialização em Gestão Pública (1991) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1993).. Professor Adjunto do CECULT – Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e Pesquisador nas áreas de Economia da Cultura, Gestão Cultural, Identidade e Cultura, Cultura Organizacional, Diversidade Cultural e Gestão Pública e Social. Livros publicados: Olodum - De Bloco Afro a Holding Cultural (1994), Diversidade Sexual e Trabalho (Co- organização - 2012).

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Publicado

2015-11-30

Como Citar

Dantas, M. (2015). A JUVENTUDE COMO PROTAGONISTA NO CONSUMO DE PRODUTOS CULTURAIS: 50 ANOS DA JOVEM GUARDA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 4(2), 109–120. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p109-120