A JUVENTUDE COMO PROTAGONISTA NO CONSUMO DE PRODUTOS CULTURAIS: 50 ANOS DA JOVEM GUARDA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p109-120Palavras-chave:
Juventude, Economia da Cultura, Jovem GuardaResumo
O movimento musical Jovem Guarda, que surgiu no Brasil nos anos 1960, marcou profundamente sua época, causando um grande impacto no mercado da música, estendendo sua influência para a TV, o cinema, as revistas, a moda e, principalmente, deflagrando uma verdadeira revolução dos costumes. Esse estudo pretende analisar histórica e sociologicamente esse movimento, inicialmente influenciado pelo pop rock internacional, mas que conseguiu criar sua própria estética, expressando os novos valores urbanos de uma sociedade em acelerado processo de desenvolvimento, modernizando o mercado musical brasileiro. É a primeira vez que o jovem se torna consumidor em massa, distinguindo-se do público “adulto em geral”, definindo suas preferências de consumo e transformando para sempre o mercado e os costumes. Hoje, 50 anos depois, a economia distingue o consumidor jovem como estratégico para os negócios e principal indicador das tendências de consumo, não apenas de produtos culturais mas do mercado como um todo.