ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO

Autores

  • Jaqueline Santana Universidade do Estado da Bahia - Mestre em Administração. Profa. Auxiliar UNEB/DCH6 - Caetité/BA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p101-108

Palavras-chave:

Educação quilombola, Currículo, Metodologias interdisciplinares.

Resumo

Este artigo pretende discutir rumos e caminhos para implementação da Lei 10639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais no âmbito das escolas quilombolas,  por meio do entendimento de como a cultura local, ao ser utilizada como  recurso pedagógico  interdisciplinar, pode contribuir para a construção de identidade das crianças. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica que tem, como pressupostos teóricos, os estudos relativos à educação quilombola e da educação etnicorracial, assim como aqueles referentes ao papel da cultura como instrumento de construção de identidade e conquista de cidadania. Espera-se, com tal discussão, promover reflexões acerca dos quilombos e de sua importância para a sociedade brasileira, assim como fomentar novas possibilidades de trabalho educativo nesses espaços.

 

 

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Publicado

2015-11-30

Como Citar

Santana, J. (2015). ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 4(2), 101–108. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p101-108