ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p101-108Palavras-chave:
Educação quilombola, Currículo, Metodologias interdisciplinares.Resumo
Este artigo pretende discutir rumos e caminhos para implementação da Lei 10639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais no âmbito das escolas quilombolas, por meio do entendimento de como a cultura local, ao ser utilizada como recurso pedagógico interdisciplinar, pode contribuir para a construção de identidade das crianças. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica que tem, como pressupostos teóricos, os estudos relativos à educação quilombola e da educação etnicorracial, assim como aqueles referentes ao papel da cultura como instrumento de construção de identidade e conquista de cidadania. Espera-se, com tal discussão, promover reflexões acerca dos quilombos e de sua importância para a sociedade brasileira, assim como fomentar novas possibilidades de trabalho educativo nesses espaços.