OS FORROZEIROS E A EXPRESSÃO IDENTITÁRIA ATRAVÉS DE VESTUÁRIOS, VISUALIDADES E PRÁTICAS CULTURAIS

Autores

  • ciranilia cardoso da silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p83-92

Palavras-chave:

forró, cultura, identidade.

Resumo

RESUMO

Este artigo discute o círculo social do forró pé de serra na contemporaneidade, denominado roots, refletindo acerca de práticas que, de alguma forma, recriam o imaginário de uma cultura nordestina e seus antigos forrós, ressaltando visualidades e vestuários como formas relevantes de expressão da identidade dos forrozeiros e forrozeiras que integram o universo social do forró, envolvendo musicalidade e dança, bem como a valorização das raízes culturais do gênero. Nesta perspectiva, esta abordagem tem como campo para suas inferências o cenário roots do forró pé de serra em Salvador. Entretanto, as observações, que se encontram em processo de construção, quando estendidas a outras localidades apontam para uma comunidade forrozeira no Brasil que se fragmenta em diferentes localidades e se reúnem em festivais e eventos nacionais.

Palavras-chave: forró; cultura; identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ciranilia cardoso da silva, Universidade Federal da Bahia

Nasceu em agosto de 1985, na cidade de Conceição do Coité/BA, aos cinco anos mudou para Salvador onde se graduou no Curso de Licenciatura Plena em História, pela Universidade Jorge Amado (UJA), e vivenciou suas primeiras experiências com aqueles universos que, mais tarde, se tornariam predominantes e determinantes em suas investidas acadêmicas e profissionais, no caso, a estética africanizada que permeia a cultura baiana, sobretudo a soteropolitana. Em 2005 concluiu sua graduação com um estudo intitulado sobre as musicas de Dorival Caymmi enquanto recurso didático para o ensino da História local, em 2011 ingressou no Mestrado em Ciências Sociais do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; cultura, desigualdade e desenvolvimento da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), junto ao qual desenvolveu a pesquisa intitulada Vidas trançadas: a vivência e o trabalho das trançadeiras no Centro Histórico de Salvador em 2013. Sua trajetória na área educacional iniciou desde 2004 ainda em período de graduação atuando como professora do Ensino Básico em 2007 passa a lecionar na rede publica estadual de ensino desenvolvendo diversos projetos didáticos em sua pratica pedagógica. Em 2012 inicia suas primeiras experiências docentes no ensino superior na Universidade Federal da Bahia (UFBA) desenvolvendo o tirocínio na disciplina África I, logo em seguida ministrando outras disciplinas na área de Educação, antropologia e História em cursos de pós-graduação lato sensu de outras instituições.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

da silva, ciranilia cardoso. (2015). OS FORROZEIROS E A EXPRESSÃO IDENTITÁRIA ATRAVÉS DE VESTUÁRIOS, VISUALIDADES E PRÁTICAS CULTURAIS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 4(2), 83–92. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p83-92