EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: DO JECA TATU À OBESIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n1p10-21Palavras-chave:
Educação, Educação Nutricional, AlimentaçãoResumo
O artigo objetiva traçar um panorama sobre a educação nutricional no Brasil desde o seu surgimento até a atualidade, através de pesquisas bibliográficas dos últimos anos, discutida no campo da história, da cultura, da nutrição e da alimentação em nosso país, a fim de destacar as bases das políticas públicas, muito bem salientada por Monteiro Lobato e Josué de Castro em suas obras literárias. Este contexto indica que a finalidade das propostas educativas em alimentação e nutrição é mais subsidiar os indivíduos com informações adequadas, corretas e consistentes sobre alimentos, alimentação e prevenção de problemas nutricionais e menos os auxiliar na tomada de decisões. As mudanças sociais, culturais e econômicas refletem o modo de vida da população. No início do século XX, os males que afligiam a população eram as epidemias causadas por doenças transmissíveis e algumas ainda não foram debeladas, como a dengue. Já no século XXI, ocorreram transformações no perfil epidemiológico e, hoje, disseminam-se as doenças crônicas não transmissíveis. Atualmente, a importância desta modalidade de educação na vida dos cidadãos e sua comunidade residem na conscientização, através de estratégias de ensino, no respeito e na valorização dos aspectos culturais, econômicos, psicológicos, ambientais e sociais, alicerçados na educação. Mensurar constantemente o impacto que os hábitos de alimentação inadequados podem causar a uma população, é resultante de uma melhora da qualidade de vida do indivíduo e sua comunidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-19
Como Citar
Xavier Santos, H. J., Santos, B. S., & Barros, L. M. (2015). EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: DO JECA TATU À OBESIDADE. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 4(1), 10–21. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n1p10-21
Edição
Seção
Artigos