Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2014v3n1p81-92Palavras-chave:
Carreira, Âncoras, Competências, Geração YResumo
Âncoras de carreira é um conceito amplo que tem sido estudado por Schein (1993), onde carreira nos tempos atuais significa vê-la de forma interligada a outras dimensões, determinadas a partir de valores, competências e necessidades individuais consideradas importantes. Esta pesquisa tem como principal objetivo realizar um estudo exploratório com um grupo de estudantes da área de Engenharia, pertencentes em sua maioria à geração Y. Visando identificar suas principais âncoras de carreira e inclinações profissionais, e verificar estatisticamente se há associação entre os oito diferentes tipos de âncoras de carreira e o perfil deste alunado considerando o gênero, idade e a formação acadêmica básica. O principal referencial teórico foi suportado pela abordagem de âncoras de carreira de Schein (1993). O levantamento bibliográfico buscou referenciar dissertações, artigos, periódicos e textos integrais em diversas fontes, em bancos de dados nacionais e internacionais. Foram sujeito do estudo 252 alunos do curso de Engenharia de Gestão da Universidade Federal do ABC (UFABC), cuja composição da amostra utilizou o critério de acessibilidade (VERGARA, 2007). A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação do inventário de avaliação das inclinações de carreira, segundo Schein (1993). O questionário é constituído de 40 afirmações e utilização de uma escala Likert com 6 pontos, para identificar oito tipos de âncoras de carreira. O tratamento dos dados foi feito com auxilio do pacote estatístico SPSS (versão 13.0) e os resultados organizados em análise descritiva e análise inferencial. O estudo apontou que as duas principais âncoras de carreira para o grupo pesquisado foi Estilo de Vida (18%) e Segurança e Estabilidade (16%). A pesquisa revelou que a âncora com menor frequência é a de Dedicação a uma Causa com frequência de apenas 5%. Os testes estatísticos para um nível de significância de 5% determinaram que não há associação direta entre a escolha especifica de uma âncora de carreira e outras variáveis de referência como gênero, idade e formação educacional. A necessidade de ampliar o espaço amostral desta investigação e investir em pesquisas comparadas sobre orientações, âncoras de carreira e valores pessoais é relevante, pois podem fornecer subsídios para um adequado enfrentamento dos problemas e desafios contidos nesse processo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-10-27
Como Citar
Munhoz, I. P., Santos, N. M. B. F., Knupp, J. L., Lopes, L. H., Akkari, A. C. S., & Santos, R. F. (2014). Âncoras de Carreira - um estudo de campo com os alunos de engenharia. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 3(1), 81–92. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2014v3n1p81-92
Edição
Seção
Artigos