LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: DISPUTAS E RELAÇÕES DE PODER NO MERCADO LINGUÍSTICO

Autores

  • Erliandro Felix Silva Instituto Federal de São Paulo
  • William Velozo Francioni Universidade de Taubaté (UNITAU)
  • Wellington Santos de Paula Instituto Nacional de Educação de Surdos-INES/DESU
  • Miquéias Ambrósio dos Santos Universidade Estadual de Roraima-UERR
  • Gabriel Antônio Ogaya Joerke Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Jelson Budal Schmidt Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Paula Aparecida Diniz Gomides Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p22-36

Resumo

Abordamos as contradições do mercado linguístico no qual está situada a Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecida como a língua da comunidade surda brasileira, a partir da teoria de Pierre Bourdieu, enfocando as noções de campo, capitais e habitus. A Libras é uma língua viso-gestual e a recente inclusão da Educação Bilíngue, poderia, em tese, contribuir com o processo de construção linguística e identitária das pessoas surdas no país. Apesar dos avanços legislativos, na prática há a exclusão de alunos surdos no ensino regular, tratados pedagogicamente a partir de planejamentos viáveis apenas para os alunos ouvintes. A situação corrobora para o aumento do estigma social, pautado na visão clínico-terapêutica que entende a surdez como deficiência e não como diferença. Articulamos bibliografias voltadas para a educação de surdos sob o ponto de vista cultural à sociologia de Bourdieu para compreender as tensões e relações de poder nas políticas que excluem as minorias linguísticas. Os resultados indicam que a exclusão, o analfabetismo e abandono escolar são fruto de ideologias inscritas no ideário social que desrespeita as legislações e não implica instituições, docentes e poder público na responsabilidade social de inclusão da pessoa surda. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erliandro Felix Silva, Instituto Federal de São Paulo

Sou preto, surdo, gay e baiano. Atualmente, ocupo o cargo de servidor efetivo técnico-administrativo em educação, desempenhando a função de assistente de aluno no Campus Ilha Solteira do IFSP (IST/IFSP). Além disso, sou integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) na mesma instituição. Estou cursando o doutorado em Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do ABC (UFABC) e faço parte de grupos de pesquisa relevantes, como o "Compreensão e Produção Escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua" no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e o "Estudos Bilíngues em Geografia, História, Antropologia, Filosofia e Sociologia (EBGHASF) e América Latina" na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Minha trajetória profissional inclui experiência como professor substituto de Libras no magistério superior da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande). Participei ativamente de atividades de extensão nos cursos de Libras na UFJF e no curso de Libras EaD da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuei como Tutor EaD no curso de extensão de Libras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e como bolsista auxiliar de tradução de Libras no IFRS. Minha área de pesquisa é ampla, abrangendo o letramento étnico-racial na educação bilíngue de surdos, estudos literários e literatura surda, literatura africana e afro-brasileira, Ensino de Libras como L1 e L2, estudos surdos, produção de glossários, letramento racial para surdos e produção de materiais instrucionais para o ensino de Libras, considerando suas interseccionalidades. Este percurso reflete meu comprometimento com a promoção da diversidade, inclusão e educação bilíngue.

William Velozo Francioni, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Sou Tradutor e Intérprete Educacional de Libras-Português (TILSP) e Coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) no Câmpus Avançado Ilha Solteira do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Também sou Tutor - AEE Tradutor de Libras da especialização em Educação Especial e Inclusiva na Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal do ABC (UAB/UFABC). Sou mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e especialista em Educação e Tecnologia pela Universidade de São Carlos (UFSCar) e em Libras pela Faculdade Futura (FUTURA). Sou graduado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Libras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e em Pedagogia pela Faculdade Intervale (INTERVALE). Sou TILSP pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS - BH/SEE/MG). Minhas principais áreas de interesse acadêmico são os Estudos da Tradução e da Interpretação, os estudos linguísticos da Libras e a educação de/para/com surdos.

Wellington Santos de Paula, Instituto Nacional de Educação de Surdos-INES/DESU

Graduação em Pedagogia Pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos-INES/DESU. Especialização em LIBRAS: Ensino, Tradução e Interpretação -UFRJ. Atualmente é Membro do grupo de pesquisa no Laboratório de Africologia e Estudos Ameríndios Geru Maã / UFRJ na área de Filosofia Africana/ Indígena. Exerce a atividade profissional como Instrutor de Braille na Prefeitura Municipal de Três Rios, ministrando oficinas e curso de Braille e Libras na Formação Inicial e Continuada de Professores. concomitantemente, realiza atividade profissional como Tradutor e Interprete de LIBRAS na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuou como Docente na Prefeitura Municipal de Japeri, no campo de experiência na educação de Surdos em turma de Educação Especial. 

Miquéias Ambrósio dos Santos, Universidade Estadual de Roraima-UERR

Sou licenciado em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2008). Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual e Roraima-UERR (2011). Licenciado em Letras-Libras pela Uniasselvi (2022). Licenciando em Educação Especial pela Unifaveni Centro Universitário. Com Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal de Roraima-UFRR; Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior-FARES e Especialização em Libras pela Faculdades Faceten. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima-UERR. Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Boa Vista-RR, atuou de 2008 a 2015 na Pré-escola. A partir do ano letivo de 2016 até a presente data tem atuado como Professor de Libras na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trabalha como Professor Substituto no Curso Letras Libras Bacharelado na Universidade Federal de Roraima. Atuou como Professor Substituto no Centro de Educação da Universidade Federal de Roraima-UFRR nos semestres 2011.2, 2012.1, 2012.2, 2017.1, 2017.2, 2018.1 e 2018.2. Foi Professor na pós-graduação lato sensu no semestre 2013.2 pela Universidade Estadual de Roraima-UERR. Ministrou aulas na graduação (Licenciaturas) pela Universidade Estadual de Roraima-UERR no semestre 2014.1, 2015.1, 2015.2 e 2016.1 Foi um dos coordenadores do Curso de Especialização em Educação do Campo da UERR 2013-2015. Tem vivência profissional na Educação Básica, Superior e Pós graduação (Lato Sensu) com ênfase em Educação Infantil, Educação do Campo e Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Gabriel Antônio Ogaya Joerke, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutorando em Sociologia no IUPERJ/UCAM. Doutor h.C. em Literatura pelo Centro Sarmarthiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT (1997). Especialização em Educação para o Pensar pela PUC/SP. Especialização em Filosofia pelo UNIVAG. Especialização em Didática e Metodologia de Ensino pela FIFASUL. Professor concursado de Educação Básica, Média e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Atualmente coordenador do Curso de LIcenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia e professor de Socioantropologia da Educação, Metodologia Científica e Didática, do IFMT, campus São Vicente, Centro de Referência de Jaciara.Foi professor de Filosofia e Sociologia, Coordenador da Orientação Educacional e Diretor de Graduação e Pós-Graduação no Campus São Vicente (IFMT), Diretor de Ensino na Pró-Reitoria de Ensino do IFMT. Membro da Comissão Permanente de Apoio à Formação Docente do Fórum Estadual de Educação de MT. Membro efetivo da Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências (ANBA). Embaixador, no Brasil, da Divine Adacémie Française des Arts, Lettres et Culture. Membro correspondente da Academia de Artes de Cabo Frio (ARTPOP). Membro correspondente da Academia de Letras de Goias (ALG) Áreas de interesse: Sociologia e Antropologia; Educação e Literatura.

Jelson Budal Schmidt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2018); Pós graduado em Educação Especial Inclusiva (2017) e em Libras (2012); Graduado em Licenciatura em Educação Física (2016) e em Bacharelado em Educação Física (2009). Docente no ensino superior na Associação Catarinense de Ensino - ACE/ Faculdade Guilherme Guimbala - FGG com as disciplinas de Língua Brasileira de Sinais - Libras e Práticas Integrativas e Complementares - PICs. Docente, também, na Faculdade Ielusc ministrando as seguintes disciplinas: Libras, Recreação e Lazer, Saúde do Trabalhador, Ética e Bioética, Metodologia do Ensino, Voleibol e Psicomotricidade.

Paula Aparecida Diniz Gomides, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Pedagogia (Libras-Língua Portuguesa) pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e doutora em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Meus principais interesses de estudo situam-se no âmbito dos Letramentos Acadêmicos, mais especificamente, nas experiências de estudantes estrangeiros e/ou trajetórias de docentes vinculados a programas de Pós-Graduação Internacionalizados, em meio as práticas de letramento acadêmico e as relações de poder existentes. Pesquisadora vinculada ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e ao Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Atualmente trabalho com as demandas estabelecidas aos programas de Pós-Graduação, como as políticas de inserção internacional e seu impacto nas práticas de leitura e escrita dos principais atores desses processos e Educação Bilíngue de Surdos (Português - LIBRAS). 

Downloads

Publicado

2025-04-01

Como Citar

Felix Silva, E., Velozo Francioni, W., Santos de Paula, W., Ambrósio dos Santos, M., Antônio Ogaya Joerke, G., Budal Schmidt, J., & Aparecida Diniz Gomides, P. (2025). LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: DISPUTAS E RELAÇÕES DE PODER NO MERCADO LINGUÍSTICO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(3), 22–36. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p22-36

Edição

Seção

Artigos