ARTICULAÇÕES NA EDUCAÇÃO: LINGUAGENS ARTÍSTICAS, LINGUÍSTICAS E SÓCIO-PSICOLINGUÍSTICAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Thiago Barbosa Soares Universidade Federal do Tocantins (UFT/CNPq)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p624-637

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre os fundamentos artísticos, linguísticos, sociopsicolinguísticos e antropológicos da linguagem e suas relações com a comunidade escolar no processo criativo. Para tanto, buscamos a compreensão de certas noções comunicativas presentes em todos os níveis da produção humana. Procuramos entender como o aparato linguístico, enquanto expressão de ideias sensíveis, pode servir como material inerente e específico da interdisciplinaridade escolar. Assim, discutiremos a importância da articulação das linguagens com recursos pedagógicos multifacetados em uma abordagem triangular, uma das metodologias pedagógicas facilitadoras de processos criativos que contribuem, entre outras coisas, para a integração de aprendizagens expressivamente plurais e, sobretudo, interdisciplinares. Para compreender essa inter-relação proporcionada pelas linguagens, traçamos os contornos dessa materialidade específica com os processos de criação artística e pedagógica.

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Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT/CNPq)

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), em Filosofia pela Universidade de Franca (2014) e em Ciências Humanas pela Universidade Estácio de Sá (2023), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe das revistas Porto das Letras (ISSN - 2448-0819), vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT, Acta Semiótica et Lingvistica (ISSN - 2446-7006), fundada na USP de São Paulo, em 1977, e da revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso, GEsTADI, (ISSN - 2965-4440). Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Soares, T. B. (2024). ARTICULAÇÕES NA EDUCAÇÃO: LINGUAGENS ARTÍSTICAS, LINGUÍSTICAS E SÓCIO-PSICOLINGUÍSTICAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 624–637. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p624-637

Edição

Seção

Artigos