ANÁLISE DOS DISCURSOS DAS JUVENTUDES SOBRE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO

Autores

  • Cicero Jordan Rodrigues Sobreira Universidade Estadual do Ceará
  • Raimundo Augusto Martins Torres Universidade Estadual do Ceará
  • Marcelino Maia Bessa Universidade Estadual do Ceará
  • Isabela Gonçalves Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Rosa Braga de Souza Universidade Estadual do Ceará
  • Breno da Silva Albano Universidade Estadual do Ceará
  • Luna Morgana de Oliveira Moraes Universidade Estadual do Ceará
  • Rodrigo Jácob Moreira de Freitas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p549-562

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os discursos produzidos pelas juventudes escolares e universitárias sobre nutrição e alimentação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratório, e documental. Foi realizada com jovens que participaram do Programa: “Em Sintonia com a Saúde - S@S”, veiculado pela Web Rádio AJIR-UECE e, no segundo momento, lançou-se mão de uma estratégia de intervenção dialógica presencial, ambas realizadas no segundo semestre de 2022. Para esta pesquisa, foi considerado as Perguntas-Discursos (PD) dos participantes de Instituições de Ensino Superior (IES) e de escolas públicas vinculadas ao Programa. As PD's foram analisadas a partir da sistemática da analítica do discurso descrita por Foucault (1979). Os discursos dos participantes possibilitaram entender que há pouca abordagem deste tema nos espaços educativos. E que estes apresentam uma relação de cuidado com o ato de comer em si e como fazer a escolha entre os alimentos que são saudáveis e não saudáveis. Foi possível perceber, ainda, que mesmo entendendo da necessidade de práticas de alimentação saudável as juventudes não as fazem, por vezes de não ter acesso ao consumo de alimentos e outros produtos considerados saudáveis. É necessário considerar que práticas de alimentação e nutrição saudáveis, devem ser vistas pela ótica da interseccional, onde raça, classe, sexo/ gênero, etnia, entre outros, se engendram como dispositivos de saber e poder na produção de sujeitos que cuidam de si como modos de dizer e fazer suas vidas menos controladas e agenciadas pelos padrões hegemônicos estetizados nos estereótipos modulados e aceitáveis socialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicero Jordan Rodrigues Sobreira, Universidade Estadual do Ceará

Nutricionaista. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE).

Raimundo Augusto Martins Torres, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Cerará (UFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE).

Isabela Gonçalves Costa, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestra e Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE).

Ana Rosa Braga de Souza, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Especialista em Dermatologia e Tratamento de Feridas. Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Breno da Silva Albano , Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro. Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Luna Morgana de Oliveira Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Especialista em Gestão em Saúde. Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Rodrigo Jácob Moreira de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE). Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Rodrigues Sobreira, C. J., Martins Torres, R. A., Maia Bessa, M., Gonçalves Costa, I., Braga de Souza, A. R., da Silva Albano , B., … Moreira de Freitas, R. J. (2024). ANÁLISE DOS DISCURSOS DAS JUVENTUDES SOBRE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 549–562. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p549-562

Edição

Seção

Artigos