LETRAMENTO TECNOLÓGICO E SUAS INTERFACES COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM MAPEAMENTO EM GRUPOS EDUCACIONAIS DE CAPITAL ABERTO

Autores

  • Bruno Gomes Pereira USP/UNIB
  • Gladis Salete FAPUGA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p302-313

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os impactos da inteligência artificial no contexto de formação pedagógica oferecida por grandes grupos educacionais de capital aberto no Brasil. A fundamentação teórica está alojada no campo interdisciplinar dos estudos do letramento, especificamente na interface entre as pesquisas que versam sobre letramento tecnológico e inteligência artificial aplicada à educação. A metodologia é constituída por um estudo documental de abordagem qualitativa, considerando os dados levantados pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior no que compete à mensuração dos serviços prestados por instituições de ensino superior no país, nos anos de 2023 e 2024. A pesquisa revela que, independentemente do nível de escolaridade, houve, na última década, um aumento de empregos, em que, notadamente, profissionais com ensino superior completo da educação a distância ou do presencial têm maior empregabilidade e possibilidade de empreender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, USP/UNIB

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Ibirapuera (UNIB). 

Gladis Salete, FAPUGA

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Coordenadora Geral da Faculdade Ana Carolina Puga (FAPUGA). E-mail: gladislinhares@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

Pereira, B. G., & Linhares Toniazzo, G. S. (2024). LETRAMENTO TECNOLÓGICO E SUAS INTERFACES COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM MAPEAMENTO EM GRUPOS EDUCACIONAIS DE CAPITAL ABERTO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 302–313. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p302-313

Edição

Seção

Artigos