LETRAMENTO TECNOLÓGICO E SUAS INTERFACES COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM MAPEAMENTO EM GRUPOS EDUCACIONAIS DE CAPITAL ABERTO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p302-313Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os impactos da inteligência artificial no contexto de formação pedagógica oferecida por grandes grupos educacionais de capital aberto no Brasil. A fundamentação teórica está alojada no campo interdisciplinar dos estudos do letramento, especificamente na interface entre as pesquisas que versam sobre letramento tecnológico e inteligência artificial aplicada à educação. A metodologia é constituída por um estudo documental de abordagem qualitativa, considerando os dados levantados pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior no que compete à mensuração dos serviços prestados por instituições de ensino superior no país, nos anos de 2023 e 2024. A pesquisa revela que, independentemente do nível de escolaridade, houve, na última década, um aumento de empregos, em que, notadamente, profissionais com ensino superior completo da educação a distância ou do presencial têm maior empregabilidade e possibilidade de empreender.