O PENSAMENTO FEMINISTA NEGRO BRASILEIRO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS ESTUDOS DECOLONIAIS

Autores

  • Letícia Rocha Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • João Paulo Allain Teixeira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p538-548

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de compreender as problemáticas específicas trazidas por intelectuais brasileiras que adotam uma perspectiva decolonial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, com metodologia feminista decolonial, que analisou o campo de estudos decoloniais e, especificamente, autoras do pensamento feminista negro brasileiro: Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro. A partir da análise da literatura, observou-se que os conceitos e práticas trazidos pelas autoras alinham-se ao que é produzido nos estudos decoloniais em outros países e contam com especificidades relativas à história brasileira. Desse modo, a compreensão sobre a obra de autoras brasileiras decoloniais apresenta importantes contribuições para o campo de estudos.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Allain Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor do curso de graduação em Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco. Estágio Pós-Doutoral no CES- Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (2018). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2005) Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2000). Master em Teorias Críticas do Direito pela Universidad Internacional de Andalucía, Espanha (1998). Líder do grupo de pesquisa Recife Estudos Constitucionais REC - CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq). Coordenador da Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos da UNICAP. Recife – Pernambuco – Brasil. E-mail: jpallain@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Rocha Santos, L., & João Paulo Allain Teixeira. (2024). O PENSAMENTO FEMINISTA NEGRO BRASILEIRO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS ESTUDOS DECOLONIAIS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 538–548. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p538-548

Edição

Seção

Artigos