O PENSAMENTO FEMINISTA NEGRO BRASILEIRO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS ESTUDOS DECOLONIAIS

Autores

  • Letícia Rocha Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • João Paulo Allain Teixeira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p538-548

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de compreender as problemáticas específicas trazidas por intelectuais brasileiras que adotam uma perspectiva decolonial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, com metodologia feminista decolonial, que analisou o campo de estudos decoloniais e, especificamente, autoras do pensamento feminista negro brasileiro: Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro. A partir da análise da literatura, observou-se que os conceitos e práticas trazidos pelas autoras alinham-se ao que é produzido nos estudos decoloniais em outros países e contam com especificidades relativas à história brasileira. Desse modo, a compreensão sobre a obra de autoras brasileiras decoloniais apresenta importantes contribuições para o campo de estudos.   

Downloads

Biografia do Autor

João Paulo Allain Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor do curso de graduação em Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco. Estágio Pós-Doutoral no CES- Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (2018). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2005) Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2000). Master em Teorias Críticas do Direito pela Universidad Internacional de Andalucía, Espanha (1998). Líder do grupo de pesquisa Recife Estudos Constitucionais REC - CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq). Coordenador da Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos da UNICAP. Recife – Pernambuco – Brasil. E-mail: jpallain@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Rocha Santos, L., & João Paulo Allain Teixeira. (2024). O PENSAMENTO FEMINISTA NEGRO BRASILEIRO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS ESTUDOS DECOLONIAIS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 538–548. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p538-548

Edição

Seção

Artigos