ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA E VIOLÊNCIA INFANTIL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Leidiene Ferreira Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Rayanne Rodrigues Fernandes
  • Juliana Bastoni da Silva
  • Erika Silva de Sá
  • Leonora Rezende Pacheco
  • Danielle Rosa Evangelista

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p186-199

Resumo

Objetivo: identificar se as temáticas “violência” e “violência contra criança” são abordadas nos currículos dos cursos de graduação em Enfermagem no Brasil. Método: pesquisa documental, de corte transversal e descritivo, norteada pelos pressupostos Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology, em que foram analisadas matrizes curriculares e ementários de cursos de graduação em Enfermagem de Instituições de Ensino Superior localizadas nos Estados brasileiros e Distrito Federal. Resultados: 145 (100%) cursos de graduação em Enfermagem, no Brasil, são gratuitos, ofertados na modalidade presencial, de grau bacharelado, estão em atividade e com turmas iniciadas. Desses, 114 (78,6%) disponibilizam ementário em sítio eletrônico. Constatou-se que pouco mais da metade dos cursos 65 (57,2%) aborda a temática violência em suas disciplinas e menos de 20% (21) a violência contra criança. Conclusão: as temáticas violência e violência contra criança não são contempladas na maioria dos títulos e ementas das disciplinas dos cursos de graduação em Enfermagem gratuitos no Brasil.

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Publicado

2024-07-03

Como Citar

Ferreira Santos, L., Rodrigues Fernandes, R., Bastoni da Silva, J., Silva de Sá, E., Rezende Pacheco, L., & Rosa Evangelista, D. (2024). ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA E VIOLÊNCIA INFANTIL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 186–199. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p186-199

Edição

Seção

Artigos