AUTISMO EM FOCO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Paula Aparecida Diniz Gomides Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gabriel Antônio Ogaya Joerke
  • Thais Aparecida Santos Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Patrícia Nascimento de Sousa
  • Danielle Barroso Caldas Universidade Estadual Paulista
  • Emanuella Silveira Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p283-301

Resumo

O presente estudo se dedica à uma articulação entre a Pedagogia da Diferença, a adoção de tecnologias digitais e a educação ofertada aos estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento. Analisamos essa articulação a partir de uma investigação de natureza qualitativa, pautada na revisão bibliográfica. Nossa questão de pesquisa indaga como as novas tecnologias, alicerçadas à Pedagogia da Diferença, podem contribuir para um ensino mais inclusivo e calcado nas identidades dos estudantes autistas? Nossos resultados indicam a carência de estudos nessa temática. Contudo, as investigações já realizadas indicam a importância da formação continuada, modernização das estruturas das instituições de ensino, construção de materiais, softwares e aplicativos para dispositivos móveis, pautados em uma aprendizagem mais significativa e interativa para os estudantes autistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

Aparecida Diniz Gomides, P., Antônio Ogaya Joerke, G., Aparecida Santos, T., Nascimento de Sousa, P., Barroso Caldas, D., & Silveira Vasconcelos, E. (2024). AUTISMO EM FOCO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 283–301. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p283-301

Edição

Seção

Artigos