AUTISMO EM FOCO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p283-301Resumo
O presente estudo se dedica à uma articulação entre a Pedagogia da Diferença, a adoção de tecnologias digitais e a educação ofertada aos estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento. Analisamos essa articulação a partir de uma investigação de natureza qualitativa, pautada na revisão bibliográfica. Nossa questão de pesquisa indaga como as novas tecnologias, alicerçadas à Pedagogia da Diferença, podem contribuir para um ensino mais inclusivo e calcado nas identidades dos estudantes autistas? Nossos resultados indicam a carência de estudos nessa temática. Contudo, as investigações já realizadas indicam a importância da formação continuada, modernização das estruturas das instituições de ensino, construção de materiais, softwares e aplicativos para dispositivos móveis, pautados em uma aprendizagem mais significativa e interativa para os estudantes autistas.