MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p33-45Resumo
O presente artigo reflete sobre memórias do processo de escolarização de trabalhadoras e trabalhadores de povoados do município de Poções, na Bahia, à luz do contexto da educação rural no Brasil. Ele parte do registro da memória coletiva desses sujeitos em relação à escola e se insere entre as pesquisas que investigam as mediações entre educação escolar e os saberes vivenciados por sujeitos do campo. A memória é proveniente de um longo e complexo processo de desenvolvimento histórico-cultural, de relações sociais humanas concretas. A escola, por sua vez, é espaço privilegiado na constituição da memória e não é desinteressada. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória constituída por levantamento bibliográfico e por pesquisa de campo, mediante entrevistas semi-estruturadas. A partir do relato dos participantes da pesquisa foi possível refletir sobre a constituição de suas memórias e compreender que elas são forjadas no contexto da educação rural no Brasil e que, por isso, são marcadas pela precariedade de vida e escolarização e pelo desenraizamento.