MÍDIA DIGITAL EM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS NO CONTEXTO DE PANDEMIA PELA COVID-19

Autores

  • Leonor Santana Universidade Estácio de Sá - UNESA
  • Sebastião de Oliveira Guimarães Caldas UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas
  • Gladis Camarini UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade Estácio de Sá - UNESA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p383-396

Resumo

Em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, China, foi dado início à pandemia do Coronavírus que, em poucos meses, afetou todo o mundo. As medidas de contenção da propagação do vírus foram divulgadas pela mídia, que exerceu um importante papel na disseminação das orientações e informações sobre os dados epidemiológicos, medidas de prevenção e controle, bem como avanços e perspectivas na ciência. Tendo em vista a importância da mídia frente à doença COVID-19, torna-se importante analisar o conteúdo das informações divulgadas por ela, a fim de preencher a lacuna científica sobre o tema, contribuindo, de igual forma, no registro histórico e nas perspectivas futuras acerca do vírus que acometeu a sociedade mundial e modificou seus diversos setores. O objetivo deste estudo é apresentar como a mídia digital escrita se posicionou frente à pandemia da COVID-19 no período entre janeiro de 2020 a março de 2021. Para isso foi realizado um estudo documental em que foram selecionadas as reportagens digitais escritas relacionadas à COVID-19 nos principais veículos de comunicação de um município do Sul de Minas Gerais. Posteriormente, as reportagens foram tratadas pelo software IRaMuTeQ. Os resultados indicaram que as informações foram referentes à apresentação das notificações de casos positivos, boletins diários de novos casos, óbitos e internações hospitalares nas unidades de saúde da cidade, medidas de prevenção e decretos municipais. Por meio da pesquisa realizada foi possível concluir que a mídia tratou com seriedade a disseminação das informações acerca da pandemia da Covid-19, pautando-se em informações divulgadas pelo governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonor Santana, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Psicóloga (UNITAU), Doutora em Educação (UNESA), Mestre em Desenvolvimento Humano (UNITAU), MBA em Gestão de Pessoas (FGV), especialização em Psicomotricidade, Psicopedagogia, Psicossomática. Experiência em gestão técnica, administrativa e de pessoas. Atuação na Educação Básica como coordenadora do Programa Integral em Secretaria Municipal de Educação. Em EaD, experiência como Coordenadora de Objetos de Aprendizagem para EaD e tutora eletrônica e na curadoria de materiais digitais. Docente em cursos de Graduação e Pós Graduação.

Sebastião de Oliveira Guimarães Caldas, UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2021-2023), pós-graduando em bodybuilder coach pela Uniguaçu (2021-2023), graduando em Educação Física Bacharelado pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2019-2022), graduado (graduação-sanduíche) em Nutrição pelo Centro Universitário do Sul de Minas e Instituto Politécnico de Santarém - Portugal (2021), Técnico em Administração pela Escola Técnica de Formação Gerencial, ETFG-Varginha, Brasil (2010).

Gladis Camarini, UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Laboratoire des Materiaux et Durabilité des Constructions (LMDC) do Institut National des Sciences Apliquées (INSA, Toulouse, França, 1998). Diploma DRIT - Diplôme de Recherche de lINSA de Toulouse em 1998. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, São José dos Campos, Brasil, 2008). Pós-doutorado no Instituto de Ciencia e Tecnología del Hormigón (ICITECH), da Escola Politécnica de Valência (UPV) (Valência, Espanha, 2012). Atualmente é professora titular da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG, e coordena o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional. Professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Professora e pesquisadora voluntária do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Membro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Assessora ad-hoc da CAPES, do CNPq, da FAPESP, da Unicamp (SAE, FAEPEX, PIBIC). Assessora científica de vários periódicos nacionais e internacionais, assessora científica de eventos. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Arquitetura, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, nos temas: materiais para construção, aglomerantes minerais, argamassas, concretos e reciclagem de materiais. Atua também em gerenciamento do projeto e do produto, gerenciamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento sustentável e economia circular e reaproveitamento de resíduos industriais e de construção.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

Downloads

Publicado

2023-07-28

Como Citar

Santana, L. ., de Oliveira Guimarães Caldas, S. ., Camarini, G., & Querido de Oliveira Chamon, E. M. (2023). MÍDIA DIGITAL EM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS NO CONTEXTO DE PANDEMIA PELA COVID-19. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 10(1), 383–396. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p383-396

Edição

Seção

Artigos