ASSOCIAÇÕES DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS: CENÁRIO REGIONAL E HISTÓRICO E ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

Autores

  • Rejane Bonadimann Minuzzi Universidade Feevale
  • Jacinta Sidegum Renner Universidade Feevale
  • Marcos Antonio de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão
  • Gustavo Roese Sanfelice Universidade Feevale
  • Rodrigo José Madaloz Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p286-302

Resumo

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma instituição que acolhe pessoas com deficiência e oferece atendimento multiprofissional. Este artigo objetiva contextualizar as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais no cenário da inclusão das pessoas com deficiência na região do Médio Alto Uruguai – Rio Grande do Sul. Apresenta, também, o histórico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, suas formas e estratégias de educação inclusiva, trazendo, no contexto, as 13 escolas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do 2º Conselho do Médio Alto Uruguai – Rio Grande do Sul. Além disso, evidenciou o panorama da deficiência no Brasil, trazendo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e da educação inclusiva, em especial, da região de abrangência desta pesquisa. Este estudo, no que tange aos objetivos, caracteriza-se como descritivo e quanto aos procedimentos técnicos, consiste em uma pesquisa bibliográfica, tendo como fonte os dados dos sites oficiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e documentos da associação. Os resultados da pesquisa demonstram que as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais têm uma grande capacidade de trabalhar com várias deficiências intelectuais, apresentando contribuições significativas para uma maior independência e autonomia das pessoas com deficiência, além de auxiliar no desenvolvimento social dos alunos, corroborando no processo de inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Bonadimann Minuzzi, Universidade Feevale

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE). Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale

Doutora em Engenharia de Produção (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Marcos Antonio de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE). Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

Doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Rodrigo José Madaloz, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutor em Educação (UPF). Professor do curso de Educação Física da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Minuzzi, R. B., Renner, J. S. ., Oliveira, M. A. de ., Sanfelice, G. R. ., & Madaloz, R. J. (2023). ASSOCIAÇÕES DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS: CENÁRIO REGIONAL E HISTÓRICO E ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO: . Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 10(1), 286–302. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p286-302

Edição

Seção

Artigos