PREVALÊNCIA DE FEAR OF MISSING OUT E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: SOCIABILIDADE, BEMESTAR E CULTURA DIGITAL

Autores

  • Beatriz Ferra Pêgo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)
  • Josiane Santos Brant Rocha Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Gustavo Souza Santos Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p410-425

Resumo

O avanço da comunicação mediada por dispositivos móveis e o crescimento das redes sociais on-line transformou as relações coletivas e o acesso à informação. Diferentes grupos e comunidades surgem no universo da esteira digital e com elas os sujeitos encontraram novos modelos de participação e interação que refletem na sua própria identidade. Acompanhar o que os outros membros das suas redes sociais postam e vivenciam, se torna para muitos, uma medida de socialização e pertencimento a um grupo específico. Dessa forma, estudos revelaram que tem sido percebido um sentimento ávido, desconfortável e avassalador de que você está perdendo algo por tomar conhecimento do que seus colegas estão fazendo, sabendo ou possuindo na rede on-line, o Fear Of Missing Out (FOMO). O FOMO reflete no bem-estar social dos indivíduos e na realização das atividades cotidianas, estando associado a sensações de angústia, ansiedade e comportamentos depressivos. Este estudo analisou a prevalência de FOMO nos estudantes da UNIFIPMoc, considerando fatores sociodemográficos, escolares e comportamentais. Por meio de um método de survey, uma amostra de 311 estudantes de uma instituição de ensino superior privada do Norte de Minas Gerais foi investigada considerando gênero, faixa etária e estágio de conclusão do curso. Os dados evidenciaram que 58% dos estudantes apresentam alto FOMO, sendo este mais prevalente entre mulheres, em quem está cursando a primeira metade do curso, que possuem entre 18 e 23 anos de idade e em quem acessa redes sociais mais de 5 vezes por dia, quando se está sozinho, no trabalho e estudando. Os resultados evidenciam que o FOMO pode passar de um fator distrator do comportamento para um distúrbio que afete a subjetividade, a socialização e o bem estar do estudante.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Ferra Pêgo, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Graduada do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Membro do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura (UNIFIPMoc).

Josiane Santos Brant Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutora em Ciências do Desporto (UTAD). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Cuidado Primário em Saúde e docente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Doutorando em Desenvolvimento Social e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Docente e coordenador do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

Ferra Pêgo, B., Santos Brant Rocha, J., & Santos, G. S. (2022). PREVALÊNCIA DE FEAR OF MISSING OUT E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: SOCIABILIDADE, BEMESTAR E CULTURA DIGITAL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 410–425. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p410-425

Edição

Seção

Artigos