MARCAS DA MEMÓRIA: TRAJETÓRIA DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM UM CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Gabriela Novaes Saia
  • Caroline Urias Challouts
  • Tânia Maria Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p702-714

Resumo

Este artigo busca apresentar a narrativa de uma médica neurologista com deficiência auditiva em sua trajetória num curso de graduação em Medicina, no Brasil. A pesquisa é exploratória e de abordagem qualitativa. Em razão da Covid-19 e das medidas de distanciamento social a entrevista ocorreu no sistema de perguntas-respostas via e-mail. Os resultados foram avaliados utilizando a hermenêutica interpretativa de Ricouer e a análise de conteúdo de Bardin. Destacou-se a pouca empatia dos professores-médicos, insensibilidade da instituição de ensino com o processo de inclusão e o maior grau de exigência a que a entrevistada esteve submetida em função de sua deficiência. Conclui-se pela importância de mais trabalhos sustentados nas histórias de vida de pessoas com deficiência. Nesse aspecto, a memória deve ser entendida como elemento capaz de captar subjetividades, constituindo-se num processo contra-hegemônico importante na discussão das vulnerabilidades.

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Biografia do Autor

Gabriela Novaes Saia

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade de Maringá – Unicesumar

Caroline Urias Challouts

Graduada em Engenharia Civil; Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde pela Universi-dade de Maringá – Unicesumar; Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CA-PES. E-mail: carolinechallouts@gmail.com

Tânia Maria Gomes da Silva

Doutora em História; Professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unicesumar; Bolsista produtividade em Pesquisa do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI.

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Publicado

2022-02-02

Como Citar

Novaes Saia, G. ., Urias Challouts, C., & Gomes da Silva, T. M. . (2022). MARCAS DA MEMÓRIA: TRAJETÓRIA DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM UM CURSO DE MEDICINA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 702–714. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p702-714