BASES DA CULTURA DA VIOLÊNCIA VIVENCIADA POR ADOLESCENTES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Bismarck Prefeitura Municipal de Natal
  • Arilene Instituto Santos Dumont
  • Reginaldo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Renata Centro Universitário FACEX

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p715-730

Resumo

A problemática da cultura da violência e sua relação estrutural com o capitalismo tem atravessado visceralmente a vida de adolescentes envolvidos com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE brasileiro. No Rio Grande do Norte, a Fundação de Atendimento Socioeducativo - FUNDASE é a responsável pela execução das medidas socioeducativas de semiliberdade e internação provisória. Evidencia-se que tal reprodução da cultura da violência em sociedade tem afetado a dinâmica familiar desses adolescentes e sido uma das motivações de envolvimento com o sistema socioeducativo potiguar. Ainda, reflete-se sobre as particularidades da categoria violência; explica-se de que maneira a cultura da violência tem afetado o seguimento juvenil; e verifica-se de que forma a FUNDASE tem buscado implementar a perspectiva socioeducativa junto aos adolescentes do sistema socioeducativo. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental como aportes. Percebe-se que, mesmo os/as adolescentes vivenciando estigmas sociais, preconceito de classe, gênero, racial e violências de diversas naturezas (física, psicológica, violação dos direitos humanos, abandono familiar, exclusão social, negação de direitos sociais), há um movimento de redimensionamento da política governamental brasileira no intuito de concretizar a implementação dos princípios e diretrizes de práticas socioeducativas numa perspectiva de inclusão social, de resgate de sua historicidade e de emancipação política desse seguimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bismarck, Prefeitura Municipal de Natal

Professor do Centro Universitário FACEX. Orientador social da Prefeitura Municipal de Natal/RN. Graduação em serviço social pela UNIFACEX. Especialista em instrumentalidade do Serviço social pela FAR. Mestre em Estudos Urbanos e Regionais pela UFRN.

Arilene, Instituto Santos Dumont

Assistente social do Instituto Santos Dumont (ISD). Especialista em saúde da criança pela UFRN. Graduação em Serviço Social pela UFRN. Especialista em Saúde Pública e em Políticas Públicas, Gestão e Serviços Sociais pela Faculdade Cidade Verde.

Reginaldo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de Tocoginecologia da UFRN. Diretor Geral do Instituto Santos Dumont. Graduação em Medicina e Direito pela UFRN. Especialista em Medicina Fetal pela FEBRASGO. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP - Ribeirão Preto.

Renata, Centro Universitário FACEX

Assistente Social da Prefeitura Municipal de Parnamirim/RN. Professora do Centro Universitário FACEX. Graduação e mestrado em serviço social pela UFRN. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto.

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

Oliveira da Silva, B., Lisboa de Araújo, A., Antônio de Oliveira Freitas Júnior, R., & Renata Rocha Leal de Miranda Pereira Pinheiro, R. (2022). BASES DA CULTURA DA VIOLÊNCIA VIVENCIADA POR ADOLESCENTES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO RIO GRANDE DO NORTE. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 715–730. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p715-730