AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA DEPRESSÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Gilson Gomes Coelho Faculdade Católica Dom Orione
  • Geovanna Goulart Prudente Faculdade Católica Dom Orione, Araguaína, TO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p88-101

Resumo

O presente estudo tem como objetivo elaborar uma análise sobre a Depressão e a Representação Social perante a atual conjuntura da sociedade. Para isto, o referido trabalho caracteriza-se como uma pesquisa teórica de caráter bibliográfico e qualitativo realizada por meio de estudos de livros, artigos e revistas científicas e sites habilitados referente a temática, com o intuito de fomentar respostas ao quesito demandado. Desse modo, o tema referenciado e de grande relevância, pois estudar os aspectos da representação social em relação com a depressão e de extrema importância, uma vez que, as representações sociais são categorias do pensamento científico que expressam a realidade social, tem a capacidade de explicar, compreender, questionar as relações sociais vigentes. Com isso, buscamos resgatar as dimensões históricas, políticas e sociais imbricados na produção da depressão, de modo a romper com a visão reducionista, calcada no modelo biomédico, que se tem acerca do fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Gomes Coelho, Faculdade Católica Dom Orione

Psicólogo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2015) e Doutorando em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Geovanna Goulart Prudente, Faculdade Católica Dom Orione, Araguaína, TO, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Católica Dom Orione – (FACDO), Araguaína- TO Brasil.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Gomes Coelho, G., & Goulart Prudente, G. . (2022). AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA DEPRESSÃO NA CONTEMPORANEIDADE. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 88–101. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p88-101

Edição

Seção

Artigos